Entre os anos de 1935 e 1956 a Chevrolet liderou os mercados norte-americano e latino americano, e durante a primeira metade da década de 1950, o Chevrolet Belair foi a bola da vez em número de unidades mais emplacadas
CHEVROLET BEL´AIR 1954
Na prática o projeto desenvolvido foi de um conversível, mas foi adicionado uma carroceria rígida e fixa, e reposicionado pela montadora como um sedã de grande porte.
O Chevrolet Belair Sedan 1954, não tinha variações de versões, era basicamente sempre os mesmo itens na configuração DeLuxe Premium, só a partir de 1955 com a nova geração, que recebeu diversas outras versões, de entrada e intermediária + opcional para motor V8.
Após no pós-guerra o porto de Santos, no litoral paulista, passou a ser a porta de entrada de veículos utilizados na segunda guerra mundial, como os caminhões alemães Mercedes Benz, remanescentes do combate, que eram vendidos para grandes fazendeiros, negociadores de café no estado de Minas Gerais e Nordeste.
CHEVROLET BEL´AIR 1954
Os carros de passeio como o Chevrolet Belair Sedan 1954, acontecia o mesmo processo, chegava no Brasil como parte do pagamento de gigantescas quantidades de sacas de café. Ou mesmo trazidos por empresários intitulados importadores como a Brastemp / Brasmotor.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto carroceria, chassi e suspensão, era considerado atualizado para a época. Porém uma suspensão muito macia e um sistema de direção hidráulica pouco preciso era sempre bom ficar atento em curvas de alta.
Motor – O motor Chevrolet Assembled de 6 cilindros e 105 cv, era de manutenção descomplicada, porém o custo das manutenções de um modelo zero km, só estava ao alcance da classe alta.
Câmbio – O câmbio 3 marchas era eficiente de engates precisos, mas exigia constantes manutenções preventivas na alavanca de engates.
Retomadas e ultrapassagens – Mesmo sendo um modelo de grande porte, que aparentava pesar muito, o conjunto tinha apenas 1460 kg, com um robusto motor de 6 cilindros, era eficiente e seguro.
O modelo abordado pela coluna pertence ao colecionador João Gardin um grande colaborador dessa coluna e um assíduo frequentador dos eventos de autos antigos da região do Grande Abc.
Para conhecer essa maravilha ao vivo é só dar uma passada no Shopping Central Plaza em SP ! o mesmo está exposto dentro do Shopping para a divulgação do evento mensal de autos antigos e especiais que acontece todo segundo domingo do mês nas dependências do Central Plaza.