Ser competitivo através do custo, qualidade e controle de estoque
Manuel Fernandes Silva Souza
Originalmente, os sistemas de medição de custos foram inventados para medir os custos dos produtos sem apontar o nível de qualidade nem lucratividade, no entanto a acirrada competição atual obriga as empresas a compreenderem, não apenas o quanto custa cada produto, mas também a rentabilidade aliada ao nível de qualidade dos produtos e serviços associados ao cliente.
Conhecendo os custos totais envolvidos com a operação, tais como: custo de estoque, de transporte, de processamento dos pedidos e o incremento de qualidade aos produtos, aos processos administrativos e aos relacionamentos com os clientes, permitem que a empresa participe da competição em nível nacional e internacional.
Assim é salutar lembrar que o conceito de qualidade evolui e indica que ela pode ser medida com precisão pela mais antiga das medidas, o dinheiro, obtido a partir do custo da sua não conformidade eventual, significando que a empresa deve fazer certo as coisas, a partir da identificação das necessidades e expectativas dos clientes, transformá-las em requisitos do produto, atender esses requisitos voltados para o cliente, que os define em duas dimensões: (1) qualidade do produto e (2) qualidade do serviço.
Desse modo, a qualidade, que é uma das medidas da satisfação do cliente, mais o desempenho das entregas que tem relação direta com os controles de estoques, deve ser considerado, pois os diversos mercados, sejam eles de consumo ou industriais, estão cada vez mais sensíveis ao tempo e ressentem-se com prazos de entrega longos, em que os atrasos significam despesas com manutenção de estoques e resposta lenta às necessidades dos clientes.
As empresas, neste esforço gigantesco de reduzirem os seus variados tipos de estoques, buscam ajuda da KEYSTONE para liberarem o capital aplicado neles e em sua manutenção, para transformá-los em vantagens, em termos de flexibilidade e tempo de resposta aos clientes.
Manuel Fernandes Silva Souza
Diretor – KEYSTONE CONSULTORIA E TREINAMENTO
E-mail: contato@keystoneconsultoria.com.br