ArtigoHome

Indústria 4.0, Sociedades 5.0 e 5 S

José Antonio Paganotti

 

Temos ouvido e lido muito acerca desses assuntos, mas em um ponto todos os gurus concordam: temos que consolidar a Indústria ou a Revolução 3.0.

Klaus Schwab chama de “O caminho a seguir para rumarmos para a Quarta Revolução Industrial”, e afirma que para enfrentarmos esses desafios precisamos desenvolver e aplicar quatro tipos de inteligência: inteligência contextual – a mente -; inteligência emocional – o coração – ; inteligência inspirada – a alma – e inteligência física – o corpo -, que por sua vez levam a um “renascimento cultural”.

Schwab é fundador e CEO do Fórum Econômico Mundial e uma das maiores autoridades mundiais na Quarta Revolução Industrial. Ele identifica 23 mudanças para utilizar como base tecnologias e conhecimentos consolidados na revolução 3.0, e novos conhecimentos e tecnologias característicos da revolução 4.0.

Ferramentas como a melhoria contínua, gestão da inovação, automação, transformação digital, utilização de sistemas de apoio a tomada de decisão, e o processo 5 S, entre muitas outras, implementadas na revolução 3.0, auxiliarão não só no caminho para a 4.0, como também para a Sociedade 5.0.

Os 5 Ss em japonês são: Seiri (Senso de utilização, classificação, seleção); Seiton (Senso de organização, ordenação, arrumação) ; Seiso (Senso de limpeza, inspeção, Zelo) Seiketsu (Senso de asseio, saúde, higiene, padronização) Shitsuke (Senso de autodisciplina, autocontrole,  respeito), e entre muitos outros benefícios, ajudam bastante as pessoas e as empresas a melhorarem muito a qualidade de vida e qualidade produtiva que são necessárias para trilhar esse caminho evolutivo, e vale a pena lembrar que São Caetano do Sul e outros municípios do ABC já estão inseridos em programas das Cidades Inteligentes.

A Sociedade 5.0. definida por Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi, uma das maiores especialistas no assunto e Consultora independente do Fórum Econômico Mundial, afirma: “O objetivo é atingir uma sociedade super inteligente”, na qual a tecnologia digital pode ser aplicada para tornar a vida das pessoas feliz e confortável, independentemente da idade, sexo, origem, onde vivem, etc.”.

Venha Conversar conosco, na Keystone, sobre esses e outros assuntos de interesse para suas empresas e sua vida para esse futuro que, como diz aquela vinheta famosa, já começou!

 

José Antonio Paganotti, MSc, PMP®

Consultor da Keystone Consultoria e Treinamento

e-mail: contato@keystoneconsultoria.com.br

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo