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“Opala SS 1980, mais conhecido como força bruta”

 Uma versão esportiva do Opala já era objeto de especulação no início de 1970. Dizia-se que teria um tempero mais picante, com direito a carburadores duplos ou triplos. A fantasia se confirmou, mas com receita bem mais branda. Estreando já como modelo 1971, o SS, ao lado do Gran Luxo, vinha completar a linha já composta pelas versões Especial e De Luxo. Aos novatos cabia inaugurar o motor 4100 de seis cilindros, com potência bruta de 140 cavalos. O ganho de 23 cavalos em relação ao 3800 já existente proporcionava uma velocidade máxima de 169,49 km/h, valor muito bom para a época.
Para não dizer que a esportividade do SS se resumia à aparência, vale dizer que ele trouxe para a família câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho. Também eram novidades os bancos dianteiros individuais.
As faixas pretas no capô e nas laterais e as rodas de aço com desenho de estrela e 5 polegadas de largura, meia a mais que nas outras versões, eram os sinais externos do espírito do carro. No interior, alguns toques de requinte, como manopla de câmbio e aro de volante de madeira, mais um relógio analógico no console à frente da alavanca de marchas. No painel de instrumentos, um tímido conta-giros entre os dois mostradores maiores.
A cara de mau do carrão era neutralizada pelas quatro portas. Porém, o modelo 1972 estreava a carroceria cupê, cujos destaques eram ausência de coluna central, janelas sem molduras e caída fluída da traseira. O novo formato parecia ter sido feito para o SS e se tornaria o padrão da versão até o fim da vida dela, em 1980. Os primeiros sedãs passariam para a história como figurinhas difíceis para o “álbum” de colecionadores.
Na estréia do modelo, já se apontava que o motor estava por demais “estrangulado”, já que tinha o mesmo carburador de corpo simples do 3800. O fôlego que faltava veio em 1976, com o motor 250-S. Com carburador de corpo duplo, tuchos de válvula mecânicos e comando mais “bravo”, o 250-S chegava aos 171 cavalos brutos. Em comparativo realizado em março daquele ano, contra os rivais Dodge Charger R/T e Ford Maverick GT, o Chevrolet atingiu a máxima de 189,48 km/h e ficou com o título de o mais veloz do trio. Porém ficou atrás no 0 a 100 quando comparado ao rival da Ford: 11,67 segundos contra 10,85, ainda que superando o Charger, que cravava 12 segundos. Somente no SS o 250-S era de série, sendo oferecido como opcional nos Opalas que não eram “de briga”.
O teste constatava que a suspensão continuava macia para um esportivo, afundando demais a frente em frenagens e aumentando o espaço de parada. Com discos sólidos à frente, ainda não havia um bom resfriamento do sistema, causando fadiga. “O Opala é mais fácil de ser dominado devido a seu menor peso. Mas se ressente de uma suspensão mais rígida para evitar o excessivo balanço em curvas, o que obriga o motorista a rápidas correções para não sair da trajetória original”, dizia o repórter Emílio Camanzi.
E o modelo abordado na coluna hoje é justamente um modelo ano 1980 do nosso amigo Spock. Desde a compra do carro, o seu proprietário vem a cada dia aumentando a “cavalaria” do mesmo. O já potente motor 6 cilindros recebeu um jogo de pistões forjados, cabeçote todo retrabalhado assim como as bielas, injeção eletrônica etc etc. Para aguentar tanta força foi necessário a troca do câmbio original por um do Dodge Charger e a colocação de um diferencial Dana. Com todas essas modificações o carro apresenta um desempenho absurdo chegando a apresentar 454 cavalos de força no dinamômetro, e a partir de janeiro vai começar a participar de provas de arrancada em Interlagos.

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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