AtualidadesEventosGeralHome

Pesquisa utiliza proteína do leite descartado para a fabricação de plástico sintético

A matéria-prima pode ser utilizada para a fabricação de escovas de dentes, brinquedos, peças para computador, utensílios de cozinha etc. Apresentação será durante a 27.ª edição da Eureka, que será promovida de 22 a 24 de outubro

Atualmente, as pesquisas buscam cada vez mais alternativas para reaproveitar resíduos de alimentos para transformá-los em outras matérias-primas, como o caso da proteína do leite, por exemplo, que pode ser utilizada para a fabricação de plástico sintético, conforme estudo dos formandos do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), André Gouveia de Carvalho, Caio Alves Morais, Giulia Renna Pavin e Thiago Pennacino do Amaral Mello.

 

Leite de descarte, normalmente rejeitado pela indústria, em função de sua qualidade ruim e problemas sanitários, não é comercializável. No entanto, no estudo dos alunos do IMT eles sugerem que a reutilização do leite de descarte industrial pode gerar a produção de galalite, ou seja, material plástico sintético utilizado na fabricação de produtos e utensílios de uso diário.

 

Ele seria inserto no mercado por meio de diversas aplicações, como pentes, escovas, brinquedos, peças de computador, cabo de guarda-chuva, cabo de faca, tampas, óculos, botões, porta-lápis, pingentes, fivela de cabelo etc.”, diz o graduando Gouveia.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e agora também dois novos cursos – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo