Mauá ilumina de rosa Prefeitura e Hospital Nardini para alertar sobre prevenção do câncer de mama
_Iniciativa integra campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre a doença_
A iluminação de fachadas de prédios públicos e de monumentos é uma importante ação na conscientização de datas relacionadas à prevenção de doenças. Em Mauá, o prédio da Prefeitura e o Hospital Nardini estão iluminados com a cor rosa em apoio à campanha do Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.
A luz rosa representa a união dos povos pela saúde feminina. Expressa o alerta para a necessidade do autoexame e da mamografia.
Desde o início do mês, a rede pública de saúde do município vem promovendo ações de conscientização sobre a doença. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), por exemplo, ganharam decorações alusivas ao tema.
Nas UBSs estão programados grupos educativos para orientar sobre o autocuidado e como se precaver da enfermidade. Enquanto isso, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realiza palestras com profissionais do setor.
Atualmente, a Prefeitura está requalificando as filas para mamografia, que são realizadas via sistema CROSS. Quando a atual gestão assumiu, 8 mil pacientes aguardavam pelo exame. A espera foi reduzida.
A atualização da lista busca verificar aquelas mulheres que precisam fazer o exame diante da necessidade clínica/genética.
Também foi entregue à Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) a documentação requisitada para o município receber a Carreta da Mamografia, parceria com o governo
estadual.
Ao mesmo tempo estão sendo feitos os exames de papanicolau atrasados, cujo objetivo é a prevenção do câncer de colo de útero.
O surgimento de um caroço no seio pode indicar o câncer de mama. A pele da região também fica com o aspecto de casca de laranja e, em alguns casos, aparecem ínguas embaixo dos braços.
O autoexame, no qual a mulher apalpa os seios, ajuda a conhecer o próprio corpo, mas não substitui a investigação clínica. Nem todo nódulo significa que a pessoa tem a doença, por isso é imprescindível procurar um médico ao notar qualquer alteração.