A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido, cadastrado e até usado a nova chave PIX, mas você já parou para analisar os prós, contras e o que ela veio revolucionar no setor financeiro?
Uma breve explicação: o PIX surgiu para agilizar o pagamento de uma determinada compra em determinado lugar, para revolucionar o modo de pagar, afinal de contas, vivemos em uma grande metrópole que funciona 24/dia nos 7 dias da semana, mas, nós não fazíamos isso com o dinheiro? Então qual a grande diferença?
Antes de tudo, a segurança, uma vez que andar com dinheiro em mãos sempre foi considerado muito perigoso, principalmente grandes quantias, não que andar com o celular não seja, mas o dinheiro sempre foi um atrativo a mais.
Modernidade. Usamos os celulares para praticamente tudo no dia a dia, esse foi um fator a mais inserido, rapidamente, usando inclusive o seu número de celular como chave.
Praticidade. Antes do PIX, os outros meios de pagamento como TED e DOC tinham limite de horário para ser feito, o que poderia atrasar a entrega da sua compra ou produto em algumas horas ou dia até a transação se realizar, o PIX é feito em segundos.
Crescimento econômico. Por ser feito por meio dos aplicativos das respectivas instituições financeiras acaba também fomentando a economia, uma vez que, a movimentação bancária afeta todos os aspectos da vida, incluindo a nossa taxa de score, pagamento de contas básicas, entre outros fatores.
Então o PIX é ou não é o novo dinheiro? Podemos falar que sim, afinal de contas, ele passa “de uma mão para outra” em minutos, assim como o dinheiro, as diferenças são que a distância não é mais um empecilho, o tempo também não e você carrega ele dentro do seu celular.
Mayara Soares de Lima
mayara.lima@adv.oabsp.org.br