Humberto Domingos Pastore
humbertopastore@uol.com.br
Cel. 11 99604-7743
“Não chore o leite derramado… Poderia ter sido vinho”
Autor Desconhecido
É comum ouvirmos que o vinho tinto deve ser servido na temperatura ambiente, mas esta afirmação não condiz com a realidade. A sugestão que aparece em seus rótulos é que devam ser servidos entre 16ºC e 18ºC, e como sabemos o clima é dos mais variados possíveis.
O que é preciso ter em mente é que a temperatura tem muita influência na percepção que temos do vinho, e que, portanto, servi-lo na temperatura correta é fundamental para que expresse todo o seu potencial.
Na realidade, além da temperatura mudar de acordo com as estações do ano, em algumas cidades, em especial do norte e nordeste do país pode chegar aos 40°C., e assim não dá nem para imaginar bebendo um vinho nesta temperatura.
Saibam que quando o vinho está muito quente, o álcool se sobressai e sua experiência com a bebida será ruim, já se o vinho estiver frio demais, seus aromas podem desaparecer completamente.
Nossa Sugestão
O Barricone Primitivo Puglia – Luca Maroni é envelhecido por 8 meses em barricas de carvalho francês. Vermelho intenso e profundo. Harmonizações: Entradas ricas em condimentos e molhos, porco, caça, cordeiro e queijos condimentados. Temperatura de Serviço: 18 °C.
…