Com saldo de 1.896 postos de trabalho, São Bernardo lidera geração de empregos no Grande ABC em maio
Setor de serviços foi o destaque do período, com 1.094 carteiras de trabalho assinadas, de acordo com dados do Caged
A cidade de São Bernardo liderou a geração de empregos na região do Grande ABC em maio, com a criação de 1.896 postos de trabalho formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (01/07) pelo Ministério da Economia. Ao todo, foram 9.331 admissões, contra 7.435 desligamentos no período. No acumulado do ano, São Bernardo também lidera na região, com 6.003 carteiras de trabalho assinadas.
O setor de serviços foi o destaque no mês, com saldo de 1.094 postos de trabalho (5.812 admissões e 4.718 demissões), seguido por comércio (saldo de 571), construção civil (saldo de 143) e indústria (saldo de 91). Na avaliação do prefeito Orlando Morando, o resultado para o mês de maio demonstra que o setor econômico já dá sinais de retomada, após meses de dificuldades em razão da pandemia de Coronavírus.
“O setor produtivo e de serviços aos poucos está recuperando o fôlego. Prova disso são os importantes anúncios de investimentos do setor privado na nossa cidade nas últimas semanas que deverão ampliar ainda mais a oferta de vagas de emprego em nossa cidade”. Somente em junho, foi anunciada a chegada da Havan à cidade, que abrirá as portas de sua primeira loja em agosto, gerando 200 novos empregos. A Sanca Galpões também escolheu o município para a instalação de seu segundo Centro Logístico; denominado Imigrantes 2, com investimento de R$ 150 milhões em 2022, e que vai gerar cerca de 2.000 empregos.
No último mês, São Bernardo também ganhou a primeira loja da rede Oba Hortifruti, que propiciou a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho no município; além disso da Rede Joanin, que vai abrir novo centro de distribuição que vai gerar 250 novos empregos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami; São Bernardo tem se mostrado uma cidade segura para empresas apostarem e investirem, gerando emprego e renda. “No primeiro quadrimestre do ano, registramos a abertura de 5.822 novas empresas na cidade, o correspondente a 48 por dia”, destacou.