Sendo assim segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa. “Esse processo da Lei Aldir Blanc revelou inúmeros talentos e fortaleceu o relacionamento com os artesãos. Encontramos um grupo múltiplo, diverso e com trabalhos incríveis que vão além da utilidade”, afirmou.
Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto José Guazzelli, a Mostra de Artesanato é um exemplo de trabalho em conjunto, entre a equipe da Secretaria de Cultura e Juventude e a sociedade civil. “Esse trabalho permitiu com que houvesse não só o apoio financeiro emergencial, mas também a valorização dessa classe artística. A mostra é a finalização desse processo de trabalho de sucesso”, disse.
MINI MUSEU –
Com o seu “Mini Museu”, Lauren Barbosa é um dos destaques. Entre as esculturas está a releitura dos quadros “Noite Estrelada”, de Van Gogh, e “Monalisa”, de Leonardo Da Vinci. Há outros personagens retratados como a atriz Fernanda Montenegro, os apresentadores Chacrinha e Sílvio Santos, entre outros.
Enfim a relação de Lauren com o artesanato começou como o da maioria das pessoas: fonte de renda para auxiliar a família. “Comecei a fazer colares e chaveiros para vender”. Ao saber do edital, resolveu testar seu talento como escultora. “Não usei uma técnica específica, além do biscuit, usei outros materiais como madeira e isopor para deixar as esculturas mais leves. Estou muito feliz por participar de uma exposição pela primeira vez”, disse.