Covid -19GeralHomeVariedades

Parque Nascentes de Paranapiacaba ganha Bosque da Memória

Iniciativa integra campanha que promove a recuperação da Mata Atlântica e homenageia vítimas da Covid-19; foram plantadas 50 mudas de palmito-juçara na Trilha dos Gravatás

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que neste mês completa 18 anos desde a sua criação, ganhou nesta sexta-feira (18) o primeiro Bosque da Memória de Santo André, com o plantio de 50 mudas de palmito-juçara às margens da Trilha dos Gravatás, uma das mais conhecidas da região. Ainda mais a ação faz parte da programação de atividades do Junho Verde na cidade.

Acima de tudo a campanha Bosques da Memória foi criada em dezembro de 2020 com o objetivo de promover o plantio de árvores e a recuperação da Mata Atlântica, e como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da Covid-19 e agradecimento aos profissionais da saúde no País. É uma iniciativa da Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA, que concentra 120 organizações que atuam nos 17 estados que abrigam a Mata Atlântica, juntamente com o movimento Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA.

A Reserva da Biosfera reconheceu, em 2019, o Parque Nascentes de Paranapiacaba como Posto Avançado da RBMA por suas ações de proteção da biodiversidade; desenvolvimento sustentável e promoção do conhecimento científico. Sendo assim e justamente por conta da consciência da importância de ações permanentes de proteção à biodiversidade e fortalecimento da rede que trabalha para preservar e restaurar a Mata Atlântica; que Santo André, por meio do Parque, aderiu à campanha”, explicou o gerente de Unidades de Conservação, Leandro Wada Simone.

Qualquer pessoa ou instituição pode aderir também à campanha Bosques da Memória, por meio do site https://www.bosquesdamemoria.com/. Desde seu lançamento, em dezembro de 2020; já foram criados cerca de 50 Bosques da Memória espalhados pelo país, os quais foram responsáveis pelo plantio de mais de 42 mil árvores.

Parque Nascentes de Paranapiacaba –

 

Afinal quem programar um passeio no Parque Nascentes de Paranapiacaba e quiser conhecer o Bosque da Memória deve optar por seguir a Trilha dos Gravatás; uma das seis trilhas do lugar (Trilha das Hortências; Trilha dos Gravatás, Trilha da Pontinha, Trilha do Mirante, Trilha da Água Fria e Trilha da Comunidade). Ainda mais para visitar qualquer uma das trilhas do parque; e necessário, no entanto, estar acompanhado de um monitor que pode se solicitado com antecedência ou no dia; no Centro de Visitantes (Rua Direita, nº 371 – Parte Baixa). Por fim informações pelo telefone (11) 4439-0321. Os passeios no Parque Nascentes custam a partir de R$ 25.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo