Segundo a IDC (International Data Corporation), em seu relatório Predictions Brazil 2021, 43% das corporações pretendem levar algum de seus sistemas de gestão para a nuvem nos próximos dois anos.
Ainda mais apesar das muitas vantagens e de poder ser utilizada por empresas de qualquer segmento, a migração para nuvem precisa ser analisada de forma personalizada, considerando a estrutura e necessidade específica da corporação. Em um rápido check list, é necessário avaliar:
- Aplicação e Dados
- Estratégia de migração
- Tipo de nuvem (pública, privada ou híbrida)
- Gestão e segurança
- Monitoramento
De acordo com o especialista em T.I, Fernando Falaschi, cofundador da :upd8, empresa especializada em migração de alta complexidade; sendo assim é importante que a consultoria participe desde o estudo de viabilidade, até o planejamento, migração, orquestração, sustentação e monitoramento do ambiente. Tudo de forma integrada com o time de profissionais da corporação, para que o resultado seja eficiente e permanente. “Afinal outra dica é que o plano de atividades traçado permita realizar testes e homologações; além disso de provas de conceito, comprovando o potencial da nuvem na melhoria da execução dos sistemas”, explicou o especialista.
Mais informações: www.upd8.com.br
