Economia

Transportes e Alimentos elevam inflação do consumidor

 O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registra variação de 0,39% em janeiro e fica acima da taxa de 0,35% registrada em dezembro. No acumulado dos últimos doze meses, o índice registrou 3,02%, ficou acima dos 2,94% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
A oscilação na inflação ao consumidor, em janeiro, foi influenciada pelos setores de Transporte, alta de 0,86%, e Alimentos e Bebidas que interrompeu a sequência de quedas registradas nos últimos sete meses e voltou a subir sob a pressão dos alimentos consumidos em casa, que variaram 0,97%. 
Os preços de alguns itens subiram bastante, inclusive invertendo a queda registrada em dezembro, como o tomate (19,58%), a batata-inglesa (11,70%) e as frutas (4,39%). As carnes variaram 1,53%, após a alta de 0,41% de dezembro.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo