Santo André faz campanha on-line para ampliar coleta seletiva na cidade
Com recrudescimento da pandemia e a queda na geração de resíduos recicláveis, município registrou neste ano diminuição de até 30% no volume de materiais que chega às cooperativas
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Prefeitura, está realizando uma campanha on-line para conscientizar os moradores da cidade a participarem da coleta seletiva, ainda mais com o objetivo de minimizar os impactos da queda na geração de resíduos recicláveis devido à redução da atividade econômica, que ocorreu durante o período de recrudescimento da pandemia.
“Começamos uma campanha nas redes sociais para sensibilizar a população a melhorar a separação de resíduos secos e úmidos, visto que na comparação de janeiro e abril deste ano o índice de materiais coletados porta a porta caiu 30%, passando de 712.610 kg para 498.560 kg. Acima de tudo hoje, mais de 120 pessoas que trabalham nas duas cooperativas da cidade dependem da reciclagem para ter renda e sustento. Precisamos ajudar essas famílias e o meio ambiente”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
Para conscientizar sobre a importância da reciclagem e aumentar a adesão da população à coleta seletiva, as redes sociais do Semasa e da administração municipal estão divulgando semanalmente publicações que informam os dias e horários em que o caminhão passa nos bairros da cidade. A autarquia também produziu materiais com depoimentos de cooperados para sensibilizar a população e ainda prepara ações práticas para fortalecer a coleta seletiva em condomínios habitacionais, locais com grande produção de resíduos.
Além disso da desaceleração da atividade econômica; outro fator observado pela autarquia que culminou no declínio da quantidade de recicláveis foi o aumento de catadores nas ruas; que passaram a recolher papelão, latinha, garrafa PET e metal, dentre outros, antes do caminhão de coleta seletiva passar.
Com o objetivo de incorporar catadores no sistema formal de triagem e venda de materiais secos; por meio das cooperativas de reciclagem, o Semasa está preparando uma licitação para desenvolver um diagnóstico do número de pessoas que recolhem resíduos pelas ruas. A expectativa é que o estudo fique pronto até o final deste ano; o que será fundamental para fomentar políticas públicas que incluam os catadores no Programa de Coleta Seletiva de Santo André.
Estações de Coleta –
Enfim o volume de resíduos recicláveis recebido nas Estações de Coleta também caiu 26% na comparação dos meses de janeiro e abril deste ano. A quantidade passou de 226.376 kg para 166.845 kg.
Além disso, o número de doações de resíduos secos por meio de empresas, instituições e órgãos públicos praticamente zerou em abril.
Afinal os serviços de coleta seletiva porta a porta abrangem 100% do município, sendo que o caminhão de resíduos secos passa uma vez por semana. Os dias e horários para a coleta domiciliar, tanto de recicláveis quanto de úmidos, podem ser consultados no site do Semasa, em http://bit.ly/diacoleta.