Adequação da carga horária de profissionais da enfermagem para 30 horas semanais é pautado por Américo Scucuglia, em São Caetano
São Caetano do Sul profissionais da área de enfermagem ganham um aliado na luta pela jornada de 30 semanais.
Em S Caetano do Sul profissionais da área de enfermagem ganham um aliado na luta pela jornada de 30 semanais. Américo Scucuglia, vereador pelo PTB, entende os anseios da categoria e da importância da redução da carga de horas trabalhadas para a melhoria do sistema público de saúde. Há anos estes servidores, sem sucesso, tentam fazer suas vozes serem ouvidas, por isso, a batalha tem dura e custosa a estes trabalhadores que representam 50% dos 3,5 milhões de profissionais da saúde no País, assim como são responsáveis por 60% das ações realizadas em unidades de saúde.
Acima de tudo com foco em garantir melhoria em todo o sistema, Américo Scuculgia apresentou projeto de lei que garante a carga horária de trabalho de auxiliares, técnicos e enfermeiros de 30 horas semanais. Segundo o parlamentar, levantamento em locais que aplicaram a redução da jornada de trabalho “ausências nos plantões foram reduziram, a carga de estresse dos trabalhadores caiu e o número de profissionais afastados das funções por questões de saúde ou intercorrências laborais também recuou”.
Além disso, o vereador Américo Scucuglia avalia; com base em pesquisas, que “atenção do profissional mais descansado e redobrada; o que garante menos falhas e um atendimento mais humano e adequado a quem busca por atendimentos na área da saúde”.
Sessão
Na sessão da última terça-feira, Américo Scucuglia fez questão de usar a tribuna virtual, para reforçar o pedido de aprovação da matéria. “Garantir 30 horas de trabalho aos profissionais da saúde; é ter a certeza de oferecer ao trabalhador mais qualidade que reflete diretamente na melhora dos serviços prestados à população”.
Afinal o projeto de lei segue em tramitação da Câmara Municipal. O texto, ao se aprovado e publicado; garante prazo de 120 para a Prefeitura de S Caetano do Sul; fazer adequações no quadro de funcionários para não gerar prejuízos aos usuários do sistema público de saúde. Ainda mais a proposta também garante a manutenção dos ganhos salariais; ou seja, sem prejuízos ou redução dos rendimentos no final do mês, para todos os profissionais de enfermagem da administração direta ou indireta.