EducaçãoGeralHomeSão Caetano do Sul

Escolas municipais de São Caetano utilizarão plataforma educacional Khan Academy

Prefeitura de São Caetano do Sul está realizando um projeto piloto para a utilização da plataforma educacional Khan Academy nas escolas da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de São Caetano do Sul está realizando um projeto piloto para a utilização da plataforma educacional Khan Academy nas escolas da rede municipal de ensino. “Nosso objetivo é complementar os conteúdos ministrados nas aulas. Essa ferramenta online é gratuita e oferece vídeos e atividades que proporcionam um aprendizado personalizado, de acordo com o ritmo de cada aluno”, explica o secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria.

Ainda mais a capacitação dos professores para o melhor aproveitamento da plataforma está sendo oferecida pelo Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns e pela EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias Profa. Neusa Maria Nunes Branco).

Acima de tudo um projeto piloto já iniciou na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Padre Luiz Capra, com a capacitação da equipe gestora e docentes. “A coordenadora da EMNOVA, Leia Bastos, e o professor Rafael Moreira conduziram a atividade com o grupo e seguem oferecendo suporte ao Capra, por meio de Sala de Aula Google e de reuniões virtuais. Sedo assim cerca de 30 docentes estão envolvidos nesta ação”, relata o professor Wesley Dourado, diretor da EMNOVA.

Além disso a plataforma Khan Academy já tem  utilizada, de forma experimental, no Projeto Samaúma, que visa ao atendimento de crianças com superdotação e altas habilidades. “A experiência de uso da plataforma no projeto nos ajudará a construir uma estratégia para implementar o uso em toda a rede”, planeja Dourado.

SOBRE A KHAN ACADEMY

Criada pelo educador americano Salman Khan em 2008, a Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é proporcionar educação gratuita de qualidade.

A plataforma oferece conteúdos em diversas áreas, como Matemática, Ciências, Computação, História da Arte, Economia e Finanças, traduzidos para mais de 36 idiomas.

Enfim a diretora do Cecape, Denise Pattini, ressalta que os conteúdos das disciplinas de Matemática; Ciências e Língua Portuguesa estão integralmente alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelecida pelo Ministério da Educação. “E o alinhamento dos conteúdos de Matemática do Fundamental II foi feito por um professor da Escola Municipal de Novas Tecnologias, o Artur Jovanelli”, destaca.

Afinal foi em 2017 que o professor Artur Clayton Jovanelli, docente da EMNOVA; realizou o primeiro trabalho de adaptação dos conteúdos de Matemática ao currículo nacional. “Havia muitos conteúdos produzidos nos Estados Unidos que utilizavam, inclusive, unidades de medida distintas das nossas”, conta o professor. Durante oito meses, ele se debruçou, voluntariamente, sobre todas as atividades e vídeos da plataforma e fez as adaptações necessárias.  Continua sendo um entusiasta da iniciativa.

“A plataforma é gamificada, os alunos vão avançando nos níveis como se fosse um jogo e se motivam a prosseguir estudando. E os professores recebem relatórios completos da evolução de cada aluno.”

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo