Amigos são mensageiros de boas novas ou pontos de reflexão sobre nós mesmos, e em muitas vezes um porto seguro ou um ombro onde nosso desabafo pode encontrar um lugar seguro para ancorar. Eles têm defeitos assim como nós temos, eles erram assim como nós erramos, mas são amigos. Muitas vezes o que desejamos mudar neles é o que deveríamos mudar em nós mesmos. Amigos são laços familiares do outro lado do rio onde o DNA não teve influencia. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão…”
Quem compreender verdadeiramente ânsiar reconhecimento que as pessoas têm também saberá como fazê-las felizes e conseguir o melhor de cada uma delas. Amigos são semeados despertando no outro uma necessidade intensa; interessando-se por eles; a melhor vantagem numa discussão é quando ela não existe; mostrando respeito pela opinião do outro; admitindo quando estiver errado rapidamente; permitindo que as pessoas falem; encontrando ações nobres; sendo uma barreira dizimadora de falações sobre esta pessoa e fazendo que a outra pessoa se sinta querida. Quando se busca um amigo, temos de fazê-los com os dois olhos, quando encontramos temos de fechar os dois e viver a amizade aceitando, compreendendo os defeitos e desafetos. Na maioria das vezes são manifestações do ímpio e não do coração, uma amizade verdadeira habita no coração e apenas está de passagem pela mente. A maioria das amizades que perdemos, mais a frente descobrimos que poderia ter sido diferente. Amizade é um caminho que devemos andar por ele, caso contrario as ervas daninhas vão crescendo.
Para se ter amigos, é necessário ser amigo. Simão de Cirene segundo os Evangelhos sinóticos foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus até o Gólgota. Em relação a um amigo, quando perceber que ele está carregando uma cruz, não espere alguém lhe interpelar para poder auxilia-lo como fez Simão de Cirene, vá por sua vontade e livre escolha ajudar seu amigo no caminho do calvário que ele estiver enfrentando.