Santo André ganha novo ambiente para desenvolver a Indústria 4.0
Iniciativa será divulgada nesta quarta-feira, em workshop online
A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André, irá disponibilizar estrutura para as empresas desenvolverem seus processos industriais com tecnologias de Indústria 4.0.
Ainda mais, a iniciativa será divulgada nesta quarta-feira (28), às 9h, em um workshop online e gratuito para discutir os benefícios e implicações da Indústria 4.0 e apresentar o Smart Testbed UFABC, que oferecerá às empresas industriais um ambiente para capacitação, desenvolvimento de testes de conceito e prototipagem vinculados às tecnologias da Indústria 4.0.
Para realizar a inscrição para participar do workshop, basta acessar o site https://www.sympla.com.br/workshop-smart-testbed-ufabc__1148164.
Além disso, o Smart Testbed UFABC vem sendo desenvolvido desde 2019, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e atua como uma “fábrica inteligente”, com a aplicação das tecnologias de Manufatura Aditiva, Digital Twin, Simulação, IoT (Internet das Coisas), Robô Colaborativo, Sistema de Visão, Realidade Virtual, RFID (Rastreabilidade) e MES (Manufacturing Execution System).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, não só a cidade, mas também a região poderá se fortalecer industrialmente com a iniciativa.
“Segundo a Fundação Seade, praticamente 21,3% do PIB de Santo André vem da indústria. Isso é quase o dobro da média brasileira que vem sofrendo forte processo de desindustrialização. Estamos certos que Santo André e a nossa região podem aumentar ainda mais seu protagonismo industrial com a inserção definitiva na era da Indústria 4.0″, afirmou o secretário Evandro Banzato.
Acima de tudo, a iniciativa também tem como parceiros o Itescs (Instituto de Tecnologia de Santo André), Coalização Digital ABC, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva; Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, SAE Brasil e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.
“Sendo assim, a fantástica iniciativa da UFABC, na figura de seus professores Ugo Ibusuki e Franciane Silveira; com apoio da ABDI; e do Parque Tecnológico de Santo André coloca para os empresários industriais da nossa região um caminho facilitado para entender; e adotar novas tecnologias que vão ajudá-los a ter seus processos mais eficientes; competitivos e melhor preparados para competir globalmente”, complementou Banzato.
Parque Tecnológico de Santo André –
Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação; que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas; potencializando as estruturas já existentes na cidade e região; estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.
Enfim, o Parque conta com os serviços como: Bureau de Serviços Tecnológicos; Hub de Inovação e, futuramente; o CIte (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Santo André).
Afinal, o Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência; tecnologia e inovação, ainda mais irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC; uma região com economia altamente relevante para o país; com o quarto maior PIB do Brasil; terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.