“Fazer vinho é um negócio relativamente simples. Difíceis são só os primeiros 200 anos”
Philippine Rothschild, baronesa francesa
O que a roseira está fazendo no vinhedo?
Ao visitarmos algum vinhedo é comum reparamos que no início de cada corredor costuma ter roseiras. Mas você sabe por que isso ocorre? Pois bem, vamos explicar.
Na verdade existe mais de um real motivo. Tornar belo, colorido e perfumado sem dúvida é uma das razões. Um segundo objetivo é o de indicar que as uvas de cada canteiro são destinadas a produção de um tipo diferente de vinho. As rosas brancas para os vinhos brancos e as rosas vermelhas para os vinhos tintos.
Vale dizer ainda que cultivar rosas em torno dos vinhedos ajuda a afastar os pássaros, entre outros seres terrestres, como as formigas, que adoram se alimentar com as uvas docinhas.
Já a razão mais importante é o de alertar o produtor. Como se sabe tanto as uvas quanto as rosas contraem as mesmas doenças causadas por fungos, e como as rosas são sempre as primeiras a manifestar os sintomas, acabam indicando que a mesma praga poderá atingir as uvas.
Desta forma o vinicultor identifica o perigo com antecedência e pode atuar rapidamente por meio de tratamentos à base de cobre em caso da peronospora, ou de enxofre para o oidium, bloqueando a infecção a tempo.

Nossa Sugestão
Você escolhe. Vinho Porto Ruby ou Tawny? Português com castas Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão, Tinto Cão e Tinta Barroca. Graduação alcoólica 19%, e envelhecido 3 anos em madeira de carvalho. Servido entre 12ºC e 14°C. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor: R$ 99,00.
