ArtigoHome

WhatsApp Pay entra em vigor apenas para transferência entre pessoas graças à arranjo de pagamento feito junto à Visa e Mastercard

Bruno Diniz

 

O Banco Central autorizou que o WhatsApp ofereça os serviços de transferência entre usuários do aplicativo. No entanto, o BC não permitiu a função de compra, que ainda está em análise. De acordo com comunicado do regulador,  liberados dois arranjos de pagamento instituídos junto à Visa e Mastercard. Além disso, o Facebook (dono do WhatsApp) recebeu aprovação para se tornar instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos. Essa figura funcionará no âmbito do Open Banking a partir da sua terceira fase de implementação; sendo diretamente conectada também ao Sistema de Pagamentos Instantâneos, infraestrutura do Pix.

Esse caso estava indefinido desde o ano passado, quando o BACEN não aprovou um arranjo criado pelo Facebook e a Cielo, contando com a adesão do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank. Agora, o formato foi revisto e muito em breve já veremos a funcionalidade de transferência entre pessoas pela plataforma (rodando via arranjo da Mastercard ou Visa). Para integração no Pix com utilização do potencial como iniciador de pagamentos, devemos esperar até depois do mês de agosto para vermos na prática.

Esse é um interessante avanço, ainda mais quando consideramos que o Brasil é o segundo maior mercado do mundo a utilizar o Whatsapp; perdendo apenas para a Índia. A nova solução deve, sem sombra de dúvidas, dar um novo impulso à inclusão financeira aqui no país.

 

Por Bruno Diniz – 

Especialista em Fintech, é Head América do Sul na FDATA (Financial Data & Technology Association), professor de fintech na Fundação Getúlio Vargas e no MBA da Universidade de São Paulo (USP)

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo