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Educadores relatam medo e insegurança

Pesquisa do Grupo Rabbitaponta que no pior momento da pandemia no Brasil, educadotes também mostram resiliência e esperança no futuro próximo 

O início do ano para as instituições de ensino tem sido de idas e vindas sobre a retomada da educação presencial no Brasil.

Ainda mais, da iminência da volta às aulas presenciais ao recrudescimento da doença, os docentes se viram novamente desafiados pelo contexto de incertezas e problemas que se acumularam ao longo do ano passado. Embora o aprendizado com o ensino remoto tenha gerado alguma experiência, muitas dificuldades ainda permanecem no horizonte.

  • É o que mostra um levantamento feito com 14,5 mil colaboradores de 476 escolas priivadas pequenas,
  • médias e grandes de todo o país pelo Grupo Rabbit,
  • maior empresa de consultoria em gestão educacional da América Latina.
A pesquisa

De acordo com, foi feita entre os meses de fevereiro e março deste ano, e busca analisar o ambiente de trabalho em que os profissionais da educação, especialmente professores, se encontram atualmente, levando em conta os impactos decorrentes da segunda onda da pandemia.

Acima de tudo, pretendemos com essa pesquisa entender como os professores têm se sentido nesse momento, o que eles têm feito de práticas pedagógicas que surtiram bons resultados e quais precisam de aprimoramento ao longo do ano”, comenta Christian Coelho, CEO da Rabbit e responsável pelo estudo.

Um dos pontos de destaque da pesquisa é a força de engajamento que a categoria apresentou durante esse momento de angústia e indefinições. Professores, coordenadores e gestores consideraram seus níveis de empenho e satisfação com a comunidade escolar em 71%, muito acima de outros setores da economia. Em empresas do mercado financeiro e do setor de tecnologia, por exemplo, essa taxa é, em média, de 60%.

  • Isso mostra como essa área abraçou a causa educacional no pior momento da pandemia
  • e está comprometida em manter a qualidade do ensino para seus estudantes, conta Coelho.

Outro fator preponderante para esse comprometimento é o acolhimento da comunidade escolar como um todo. Para 27% dos entrevistados, empatia, respeito, amor e carinho foram as principais qualidades das instituições durante o período.

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