GeralHomeSanto AndréVariedades

Começa restauro do campo de futebol histórico da Vila de Paranapiacaba

Antiga vila ferroviária preserva arquitetura inglesa implementada no Brasil no século XIX em Santo André

Casas de madeira com jardim, ruas planejadas e paisagens montanhosas cobertas de vegetação compõem o cenário da Vila de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André (SP). Ainda mais, a vila histórica apresenta traços do estilo inglês vitoriano, vestígios de quando o trem trazia consigo o crescimento econômico para os locais por onde passava. De acordo com, a região abrigou a ocupação inglesa na Serra do Mar para construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do século XIX. Entre os vestígios dessa época, destaca-se um dos primeiros campos de futebol do país.

Além disso, para valorizar este monumento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, vai investir aproximadamente R$ 3,9 milhões em obras de restauração. A verba é proveniente do Programa de preservação de Cidades Históricas. Acima de tudo, o escopo das intervenções contempla a recuperação do campo e da arquibancada; também serão construídos novos vestiários, sanitários públicos, mirante e muros de contenção. Os trabalhos estão previstos para se estender até o final de março de 2022.

 

Ponto de socialização para os ferroviários que habitavam a Vila, o campo sediou algumas das primeiras partidas de futebol realizadas no Brasil. Acredita-se, inclusive, que o ex-ferroviário Charles Miller, considerado o precursor do esporte no país, tenha participado dos jogos inaugurais.

 

Este bem cultural integra o conjunto urbano tombado da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, inscrita em 2008 no Livro do Tombo Histórico do Iphan. Berço do Serrano Atlético Clube, o campo de futebol recebe o nome desse time. Ocorreram ali vários jogos considerados antológicos entre times paulistas, como Corinthians e Santos. Criado em 1903, o Serrano era formado por ferroviários e pioneiro em toda a região do ABC paulista. Quando o clube abandonou o profissional, em 1935, o campo passou a sediar apenas partidas amadoras.

Enfim, apesar das mudanças, uma característica permanece constante: a vocação para ser um dos principais espaços de lazer dos moradores da região. Após o restauro, o campo sera destinado a sua função original, voltada as atividades esportivas. Deste modo, o monumento tanto vai atender os cerca de 700 habitantes da Vila, quanto receberá os 200 mil turistas que visitam Paranapiacaba por ano, aproximadamente.

Afinal, com o investimento do Iphan o campo se consolida como um ponto turístico incontornável em uma região que já cativa os visitantes. Restaurado, o campo tende a atrair ainda mais turistas, de modo a fortalecer a economia da Vila de Paranapiacaba, gerando emprego e renda para a população local”, analisa a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo