Prefeitura de São Bernardo é premiada por projetos de ensino remoto na Educação Infantil
Trabalhos realizados por professoras da rede municipal destacam boas práticas de aprendizado desempenhadas durante a pandemia
O trabalho de excelência desempenhado pela Educação municipal de São Bernardo foi reconhecido em duas premiações voltadas a boas práticas de ensino e aprendizado durante a pandemia causada pelo Coronavírus. De acordo com, em ambos os casos, os projetos foram desempenhados por professoras com alunos da Educação Infantil durante o ano de 2020, em atividades realizadas por meio do ensino remoto.
Um dos prêmios concedido pelo Instituto Melhores Dias às professoras
- Iara Aparecida Trigo de Sousa,
- Karina Paula Bernardo,
- Cecília Bense,
- Aline Danielle Delamanchi Lopes
- e Adriana Batista de Souza Agnelli,
- da EMEB Aldino Pinotti, no Baeta Neves, pelo trabalho realizado de forma remota com alunos da Educação Infantil sobre alimentação saudável.
Sendo assim, o projeto, intitulado “Desembrulhar menos, descascar mais”, abordou o tema com as crianças por meio de brincadeiras, vídeos, músicas e contações de histórias via WhatsApp, resultando, ao fim do ano, na criação de livro de receitas.
A outra premiação foi concedida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, ainda mais, com apoio do Itaú Social e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), à professora Elisabete Barbosa Oliveira, da EMEB Francisco Beltran Batistini (Paquito), na região do Alvarenga, na categoria Boas Práticas de Professores durante a pandemia. Acima de tudo, neste caso, a educadora realizou toda documentação pedagógica do aprendizado das crianças da Educação Infantil e compartilhou as memórias com as famílias por meio do WhatsApp. Por meio das trocas de experiências, a professora e as famílias compartilharam receitas, músicas, dobraduras e histórias, ampliando o engajamento.
A pandemia causada pelo Coronavírus nos trouxe esse desafio de manter as atividades educacionais, apesar da necessidade do distanciamento social e suspensão das aulas presenciais.
Graças ao engajamento dos nossos profissionais da Educação e das famílias, estamos conseguindo manter o aprendizado neste período. É muito importante esse reconhecimento, porque mostra que as crianças estão de fato aprendendo mesmo com o ensino à distância”, destaca o prefeito Orlando Morando.
Além disso, para a secretária de Educação de S Bernardo, Silvia Donnini, as premiações conquistadas importantes para destacar que a educação municipal mantém sua qualidade por meio do ensino remoto. “Nossa estrutura e organização permitem que tanto aqueles alunos que têm acesso à internet quanto os que não têm participem das aulas. Ainda mais, as famílias que não têm recursos tecnológicos, retiram as atividades nas unidades de ensino. Nosso compromisso é garantir que todos aprendam”, diz.
ENSINO REMOTO –
- considerando o recurso digital que mais se adapta à realidade da escola
- e suas práticas com alunos e famílias (WhatsApp, Facebook, Blog e site da escola).
Além disso, os educadores da rede municipal recebem treinamento periódico quanto ao uso das ferramentas digitais, tendo em vista que elas já integravam o cotidiano das unidades escolares antes mesmo da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia causada pelo Coronavírus.
CARTÃO MERENDA –
- benefício de R$ 85 destinado mensalmente
- a cada um dos 82 mil alunos da rede municipal para compra exclusiva de alimentos enquanto as aulas não retomadas totalmente.
Faltaram o nome de duas Professoras premiadas pelo Instituto Melhores Dias. Inclusive o meu. Mas duas Professoras de escolas diferentes tiveram o trabalho reconhecido pelo Instituto.
Segue a página
https://melhoresdias.org.br/blog/saude-e-nutricao/professoras-do-programa-criancas-saudaveis-sao-reconhecidas-por-acoes-educativas-a-distancia/