HomeSão Bernardo do CampoTeatroVariedades

Grupo teatral de São Bernardo leva o público jovem para dançar em pista de dança virtual 

Adaptação inédita do espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta - A FESTA” para o ambiente virtual, convida o público a extravasar o turbilhão de sentimentos e aquilo que o inquieta com relação ao momento atual, refletindo sobre suas histórias pessoais e seus ritos de passagem. 

 

De acordo com, peça de teatro jovem convida o público a interagir com personagens durante uma grande festa virtual.

Ainda mais, até o dia 23 de abril de 2021, o Coletivo MENELÃO de Teatro – grupo de São Bernardo do Campo (SP) – realiza a temporada virtual de estreia de “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA”, uma espécie de “farra-espetáculo-digital” que convida o público a dançar e extravasar o que está sentindo nestes tempos de isolamento social.

 

Além disso, a peça interativa “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA” usa a linguagem contemporânea para fazer dar o tom de uma grande festa virtual, conduzindo o público a cenas que se alternam na pista de dança, a partir do ponto de vista de três personagens diferentes: a cigana, o palhaço e o astronauta.

 

Sendo assim, inspirada no texto “Balada de Um Palhaço”, de Plínio Marcos, a peça parte da investigação do universo da personagem Bobo Plin, um palhaço que procura se libertar das mazelas que o prendem a um circo falido e a um parceiro de cena ranzinza e avarento, para ir em busca de sua alma.

 

Junto com a cigana, que dança e se envolve pelos mistérios do tempo, e o astronauta
  • com suas partidas definitivas para o espaço,
  • o palhaço integra o trio que conduz esta experiência-espetáculo.

 

Enfim, como se três peças acontecessem ao mesmo tempo, cada pessoa da plateia acompanha apenas uma das personagens e seu ponto de vista, promovendo experiências distintas em cada pessoa espectadora, que será instigada a desvendar pistas durante diálogos que transitam entre passado, presente e futuro.

 

Acima de tudo, queremos proporcionar uma experiência aprofundada com o teatro digital, onde o público é capaz de criar a trajetória de sua própria festa, seguindo o ponto de vista de um palhaço, de uma cigana ou de um astronauta”, comenta o Coletivo MENELÃO.

 

Enfim, o espetáculo começa com a Balada Temporal – uma festa de ‘pós-despedida’ via Zoom na qual o público, embalado por uma DJ ao vivo, é convidado a dançar e se divertir após o grand finale. Uma espécie de transe entre o momento em que um adeus foi dito e o amanhã que ainda não chegou.

 

“Aquele momento suspenso, onde uma despedida está acontecendo e já reconhecemos que um novo ciclo está iniciando. Aquela virada de chave onde detectamos as perspectivas que nos farão seguir em frente. O que vem depois de um adeus e que é capaz de nos impulsionar a recomeçar?”, explica o grupo.

 

Na adaptação inédita para a internet do espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta –
  • A FESTA” , o  Coletivo MENELÃO traz reflexão do tema “despedidas”
  • – fio condutor deste processo de criação –
  • para a complexidade do momento atual,
  • em razão da pandemia da COVID-19.

 

Entendemos que é um assunto que qualquer pessoa pode ter que se relacionar nesse momento, em diferentes perspectivas. Um mundo em despedida: o adeus às velhas rotinas, aos velhos hábitos, aos encontros, aos sistemas vigentes que precisam de mudanças urgentes, adeus às pessoas… Afinal, queremos sublimar o outro lado da moeda do adeus: o encontro. Pensar junto com o público sobre os afetos e sobre quais são as reais possibilidades de encontro nesses tempos difíceis”, finaliza o grupo.

 

De acordo com, quarto espetáculo do grupo, “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA” teve sua pré-estreia presencial em 2020 e  adaptado para o formato digital em razão da pandemia da COVID-19. Integrou a programação Cenas Centrífugas Entreato (SESC Santo André) e agora inicia nova temporada através da Plataforma Zoom. Os ingressos podem se retirados gratuitamente através da plataforma Sympla.

As ações  contempladas pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 36/2020

  • pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo.

 

Mais informações em: https://www.facebook.com/coletivomenelao ou @coletivomenelao no Instagram.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo