Santo André avança em vacinação e inicia imunização de idosos de 72 a 74 anos
Prefeitura vacinou 4.674 pessoas neste sábado, incluindo segunda dose de munícipes de 80 a 84 anos
Seguindo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Santo André, neste final de semana (20 e 21) foi aplicada a primeira dose da Coronavac para idosos de 72 a 74 anos, em quatro pontos de drive-thru e nove unidades de saúde. Além disso, segunda dose está sendo aplicada para os andreenses de 80 a 84 anos.
“Começamos este processo de imunização da nossa gente há cerca de um mês e meio e com muita luta seguiremos buscando recursos e vacinas variadas para expandirmos para todas as idades. Ainda mais, já assinamos protocolo de intenções para a compra de lotes maiores, de diferentes marcas, e esperamos avançar em breve neste quesito“, disse o prefeito Paulo Serra.
Estas vacinas fazem parte do lote de 16.580 doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, que foram entregues a Santo André na última quinta-feira (18).
De acordo com, a imunização teve início às 8h e seguiu até as 17h deste sábado (20), sendo reiniciada neste domingo (21), também das 8h às 17h. Neste sábado, 4.674 pessoas receberam a vacina, incluindo primeira dose de munícipes entre 72 e 74 anos e segunda dose de idosos de 80 a 84 anos.
“Sendo assim, em Santo André está muito bem organizado, foi tranquilo fazer agendamento e vir até aqui dirigindo. Estava muito ansiosa, nem dormi direito, mas agora estou com a esperança renovada”, afirmou Maria Regina Moro, de 72 anos, uma das vacinadas neste sábado.
Acima de tudo, no ponto de vacinação é obrigatório apresentar documento de identidade, CPF, comprovante da primeira dose (caso for a segunda) e comprovante de residência do idoso. Em casos de pacientes que estejam passando por tratamento oncológico, além dos documentos pessoais é necessário apresentar uma carta de liberação médica.
Ainda mais, a vacinação ocorre em quatro pontos drive-thru:
- Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha),
- Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América),
- estacionamento do Paço Municipal (Praça IV Centenário – Centro)
- e estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial).
É necessário fazer agendamento pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid.
Pessoas que não possuem carro e que não conseguiram realizar o agendamento podem se vacinar em nove unidades de saúde que estarão abertas neste domingo, das 8h às 17h:
- USF Moysés Fucs, Centro de Saúde Escola (Parque Novo Oratório), USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada,
- USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita, USF Parque Miami, USF Recreio da Borda do Campo e USF Cipreste. Neste caso não é necessário agendar.
Em caso de dúvidas e informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.
Corrente do bem –
Além disso, de esperança e vida, a vacinação também ganhou um significado especial de solidariedade. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. A doação não é obrigatória, mas pode fazer diferença na vida de andreenses que passam por necessidade
neste momento de crise.
Afinal, a iniciativa e do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra. Os alimentos irão para o Banco de Alimentos, que por sua vez entregará para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.