ArtigoGeralHome

Naquele tempo……….

Thais Negrão

 

Naquele tempo,onde as crianças se aprontavam impecavelmente para ir à escola, com um certo frio na barriga, que seria uma mistura de medo e alegria, parecia que tudo estava indo muito bem. As meninas, com a saia em pregas, meia três quartos e aquele laço enorme na cabeça, enfeitando o “rabo de cavalo ,”chegavam a ficar com os olhos esticados, parecendo orientais! Os meninos, com bermuda, meia três quartos, ,sapato engraxado e cabelos alinhados elegantemente, pareciam pequenos príncipes.

 

Naquele tempo, as crianças eram muito felizes por levarem na lancheira, o que de mais gostoso a querida mãe poderia oferecer. Algumas nem prestavam  atenção nas aulas, só esperando a hora do recreio, para devorarem o lanchinho cheiroso .

 

Naquele tempo, o respeito para com os pais ,se estendia à escola. A tia e o tio da escola ( como alguns professores gostavam de ser chamados), tinham domínio total sobre a disciplina da classe, pois , naquele tempo os pais sabiam educar. Vinham de uma educação rígida, onde, apenas um olhar já dizia tudo. Tudo  funcionava na mais perfeita ordem.

 

Naquele tempo, antes de ir para a classe, todos ficavam em filas impecáveis e só iam para suas classes, após cantarem o hino nacional. Em silêncio , em filas, iam para suas classes, sentavam em seus lugares e ,quietos, esperavam o início das aulas.

 

Mas que tempo glorioso era este, onde havia educação, respeito pelos mais velhos, pelos pais, pelos professores, pelos amigos? Onde havia honestidade nos atos, onde o castigo dado pelos pais , mais tarde, trariam bons frutos !?

 

Sim, este tempo existiu! Foi um tempo em que brincar na rua, não havia nenhum perigo e os amigos, eram como irmãos.Tempo em que, com apenas um assovio, as crianças voltavam para suas casas para atender aos pedidos dos pais. Assim, a paz reinava no lar, ainda que, naquele tempo,a maioria  das famílias não tinham  situação financeira estável.O mundo era muito diferente.

 

Naquele tempo, não havia tanto carinho por parte dos pais, mas a educação que ajudou a formar homens de caráter, fez a diferença!

 

Hoje, com tanta liberdade,com tanto medo de deixar as crianças com problemas emocionais, pais perderam o controle total, não sabendo mais como agir para conter as ferinhas que eles criaram. O bum da tecnologia agravou ainda mais a situação. Hoje encontramos professores com medo de alunos e com razão! Tudo pode acontecer na sala de aula.Mas não são somente as crianças que perderam a noção do certo e errado. Professores perderam a noção de ética e estão transformando suas aulas em verdadeiros comícios, tentando incutir na cabeça das crianças , adolescentes e até mesmo dos alunos adultos,  o partido político que, a seu ver, devem seguir.Tamanha falta de ética profissional!

 

E agora? O que temos pra hoje? Cadê o respeito, a educação, a ética?

 

Quando vejo pessoas na rua, sem máscaras, se aglomerando sem a menor preocupação com o próximo, entendo porque estamos passando por este processo depurativo da humanidade.

 

Thais Negrão

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo