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São Bernardo conclui virtualização de processos

Projeto de transição do zero ao 100% digital começou em 2016 e foi concluído nos últimos meses englobando todos os setores do executivo e oferta cerca de 900 serviços de forma totalmente digital

De acordo com, primeira cidade do ABC Paulista a implantar um governo digital, São Bernardo do Campo concluiu o

  • processo de virtualização de serviços disponíveis ao cidadão
  • e dá um novo passo para ser uma referência nacional em transformação digital pública.

Além disso, desde janeiro de 2020 – início do projeto de transição para um governo 100% Digital –

  • até agora, a Prefeitura digitalizou ao menos 446 novos assuntos,
  • somando-se aos que já haviam  implantados nos últimos cinco anos.

Com isso, o Município alcançou a marca de 900 assuntos digitais disponibilizados no sistema e zerou o cadastro de processos no modo físico.

A transformação tecnológica em S Bernardo do Campo começou em 2016
  • e se desenvolveu de forma gradual,
  • por ser um processo inovador e inédito na região,
  • e que gerava certa resistência de parte dos servidores públicos à mudança.

Sendo assim, os primeiros processos internos e externos foram automatizados e barreiras foram superadas a partir de uma parceria com a Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil e responsável pela solução implantada no município.

  • Atualmente, a iniciativa serve de inspiração para as cidades da região que buscam trilhar este objetivo,
  • que envolve a otimização das rotinas de trabalho
  • e o fornecimento de serviços de forma mais ágil e eficiente ao cidadão.

Até o ano passado, a mudança do cadastramento de processos para o digital era feita nas ações de maior volume de demanda aos servidores municipais, mas  expandida para outros procedimentos com a chegada da pandemia de covid-19.

Assim, com a automação de processos, a instituição ganhou aumento de produtividade, confiabilidade de dados, padronização de processos, além da centralização de informações, transparência e apoio na tomada de decisão através de enorme variedade de indicadores úteis para a gestão pública.

O teletrabalho foi determinante para adesão dos servidores ao projeto porque quebrou-se barreiras antigas quanto ao uso de sistemas eletrônicos e eles perceberam a importância dos processos digitais, sobretudo neste momento, sem ser preciso aguardar a tramitação de pastas físicas de papel entre as repartições municipais. Enfim, nossa equipe passou a fazer reuniões e alinhamentos do projeto por videoconferência e, gradativamente, conseguimos virtualizar assunto por assunto, serviço por serviço e disponibilizando os mais relevantes no Portal de Atendimento. Os servidores também  treinados para operar os recursos do sistema”, explica Luciane Pazin Mauro, coordenadora da Softplan no projeto de Transformação Digital da cidade.

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