De acordo com, importante data no calendário de comemorações do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor (15),
- neste ano ganha relevância no e-commerce e intensa campanha de ofertas on line em função da fase restritiva do Plano S Paulo,
- que impede a abertura dos shoppings e lojas de rua.
De acordo com a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), os lojistas se adaptaram e buscam saída nas entregas personalizadas.
Em função da relevância que a data vem ganhando ano a ano, houve uma tendência de estender a data para o Mês do Consumidor incentivando o engajamento do consumidor durante todo o período.
“O comércio obrigado a se adaptar agora nessa fase para atender o novo comportamento do consumo e se adequar às modalidades de entrega nas casas ou retirada pelo cliente pelo sistema drive-thru”, explica Valter Moura, presidente da ACISBEC.
Enfim, as dicas da Associação para os lojistas são focar nas estratégias de promoções e descontos, oferecer kits de produtos, brindes, divulgação e frete grátis, entre outras ações. A fidelização também é uma iniciativa importante com ações de pós-vendas.
Com a instituição do Dia do Consumidor surgiu o Código de Defesa do Consumidor
- estabelecendo regras sobre preços,
- exposição de produtos em vitrine
- e trocas de mercadorias, entre outros.
Sobre o Dia –
O Dia do Consumidor criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem,
- mas para que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores