Ribeirão Pires participa do Censo Neotropical de Aves Aquáticas
Equipe de Meio Ambiente da Prefeitura realizou registro visual e fotográfico em um dos braços da Represa Billings
De acordo com, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou na última sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o registro fotográfico de aves aquáticas. A ação faz parte do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, que acontece mundialmente. As fotos foram feitas no Parque Oriental, em um dos braços da Represa Billings.
Ainda mais, nove espécies de aves aquáticas observadas, como: frango-d’água comum; marreca-caneleira; pato-mergulhão; biguá; jaçanã; quero-quero; garça-branca-pequena; garça-branca-grande; e garça-moura. A avaliação aconteceu entre 9h e 11h30 da manhã.
O Censo Neotropical de Aves Aquáticas é uma atividade iniciada em 1990, além disso, promovida pela Organização Wetlands International. Acima de tudo, o objetivo é melhorar o conhecimento sobre a distribuição e tamanho da população das espécies de aves aquáticas, além de ajudar a determinar o estado de conservação dos habitats.
As aves aquáticas são úteis como indicadoras do estado de conservação e da saúde das zonas úmidas, que têm severamente destruídas – conforme mostram estatísticas da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).
Enfim, em Ribeirão Pires, a equipe que realizou a observação foi composta por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente: João Paulo Cerezoli e Marcus Leap.