GeralHomePescaTurismo

Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca projetos que promovem turismo sustentável

As cinco cidades da região possuem diversos projetos que colocam os caiçaras e sua cultura no protagonismo das atividades turísticas.

Na contramão do turismo de massa, o turismo de base comunitária consiste em visitar lugares onde a comunidade se envolve e assume papel de protagonista no processo turístico, ajudando no desenvolvimento local e na movimentação da economia regional.

Focado principalmente na valorização e preservação da cultura e do povo, esse tipo de turismo integra a comunidade em práticas socioculturais com a intenção de gerar benefícios tanto para o anfitrião, quanto para o visitante. Ou seja, é um modelo de desenvolvimento que privilegia o ser humano e o meio ambiente.

No Litoral Norte de São Paulo, as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba vem somando esforços para trabalhar a região como um todo, por meio do Circuito Litoral Norte, e também apresentam projetos consolidados de turismo de base comunitária que visam, não só preservar a rica biodiversidade regional, como também valorizar a cultura caiçara.

 

Para o analista Ambiental da DTA Engenharia e coordenador do Programa de Educação Ambiental do Porto de Sao Sebastião, Jorge Alarcón, esse segmento do turismo e de grande importância para a preservação de lugares e culturas como a do Litoral Norte.

 

É um turismo que vem contra a ideia de degradação ambiental e visa passar para os visitantes as ideias que as comunidades caiçaras têm; são comunidades que há séculos vem desenvolvendo suas atividades sem gerar grandes impactos ao meio ambiente. Portanto, eles têm muito a ensinar sobre isso”.

Alarcon também aborda a relevância desses projetos para o turismo regional. “Isso vai agregar para o turismo no sentido regional como uma nova possibilidade de atração e uma nova fonte de renda. É um modelo de turismo feito em vários lugares do Litoral Norte, e a pessoa que vai visitar um, também quer conhecer os outros. Ou seja, você fortalece uma cadeia inteira de turismo de base comunitária. O TBC tem potencial de ser enorme e atrai um público que é muito específico e gosta de vivenciar esse tipo de coisa”, completa.

  • Cada uma das cidades integrantes do consórcio turístico possui suas particularidades,
  • mas carrega o senso comum de desenvolver práticas de turismo sustentável que beneficiem não só a economia,
  • como também o desenvolvimento regional sustentável.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo