GeralHome

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

 

“Os melhores vinhos não são para serem bebidos, e sim degustados em boa companhia”

Nemias Pereira das Neves

Um dia para homenagear estas uvas

Cada país tem uma data para comemorar o Dia Nacional do Vinho. No Brasil esta data e celebrada desde 2017 no primeiro domingo de junho. Isso já acontecia no Rio Grande do Sul, mas  adotado para todo o país. Vale recordar que o vinho chegou a terras brasileiras em 1532, mas só com a vinda dos imigrantes italianos, em 1875, é que a produção ganhou força.

Na Argentina e celebrado desde 2011 o Dia Mundial da Malbec para comemorar o desenvolvimento da uva mais emblemática do país, a Malbec, que também marcou importante passo para a transformação da vitivinicultura do país vizinho como um todo.

De acordo com, para entender a escolha da data, é necessário voltar ao 17 de abril de 1853. Foi exatamente naquele dia que a cepa chegou, pela primeira vez, em solo argentino – e pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget. À época, havia um esforço do governo da Argentina para melhorar a indústria vinícola do país com base na incorporação de novas variedades.

No Chile o vinho e tão querido pelos chilenos que eles criaram uma data só para comemorar esta bebida, e o dia 4 de setembro.

Nos Estados Unidos o Dia Internacional do Vinho Chardonnay (Chardô) e comemorado na quinta-feira que antecede o Memorial Day, o feriado nacional dos norte americanos que acontece anualmente na última segunda-feira de maio. Anteriormente conhecido como Decoration Day (Dia da Condecoração), esse feriado homenageia os militares americanos que morreram em combate.

 

Vezzani-Chianti
Vezzani-Chianti
Nossa Sugestão

Enfim, um dos vinhos italianos mais aclamados, este Vezzani Chianti é ótimo para ocasiões formais. Surpreende ao ser harmonizado com sopa, queijos finos e diversos tipos de carne. Sua cor é vermelho rubi e granada. Intenso, cheio e aveludado. Produzido na Região de Toscana com a casta Sangiovese em clima mediterrâneo e terra de solo calcário com presença de argila. Graduação Alcoólica: 12,5% vol. Servir na temperatura de 18ºC.

Na Bodega Pastore, (11) 9.9604-7743 seu custo é R$ 79,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo