ArtigoHome

Daniel Contro enaltece o papel indelével da escola desde a primeira infância

volta às aulas presenciais já é uma realidade

 

 

A volta às aulas presenciais já é uma realidade. Seguindo todos os protocolos dentro e fora da sala de aula, chegou a hora dos estudantes voltarem ao convívio com os amigos, professores e, principalmente, terem uma experiência imersiva no mundo da aprendizagem e do conhecimento multidisciplinar.

 

Para falar sobre esse retorno, a Unick foi conversar com Daniel Contro, decano da educação e diretor presidente do Colégio Liceu Jardim, localizado em Santo André. Confira a entrevista.

 

Antes da pandemia havia um movimento de alguns pais para que a educação de primeira infância ocorresse em casa. Acredita que após tudo isso que  vivido ocorreu uma mudança neste pensamento?

 

Além disso, longa quarentena escolar, já por mais de 40 semanas, contra uma média mundial de 22 semanas, validou fortemente a função e a importância do espaço físico da escola. Ficou absolutamente demonstrado que a escola não se resume à transmissão de conteúdos, por mais importantes que sejam.

Muito além, é um espaço privilegiado de constituição da identidade do indivíduo e para ensaio dos múltiplos papéis que ele desempenhará na vida adulta. Ou seja, educar os filhos em casa corresponde a privá-los de um insubstituível espaço de troca e convivência para amadurecimento e preparo para o mundo.

 

Como o senhor avalia a continuidade da EAD em um cenário pós-pandêmico? Haverá um misto de aula presencial com on-line?

O que estamos vivenciando na Educação Básica, neste momento, é uma experiência de Ensino Remoto, que certamente permanecerá ativo no cenário pós-pandêmico.

  • No retorno  presencial, será inevitável promover um modelo de ensino misto,
  • em que as aulas sejam transmitidas ao vivo para os alunos que,
  • devido ao rodízio, estarão em casa.
  • O desafio será garantir a atendimento dos estudantes que não estarão na sala de aula e os alunos presenciais, sem prejuízo da qualidade.

 

Como a escola Liceu Jardim administrará o EAD neste retorno às aulas presenciais?

Enfim, retomaremos  a formação de nossos professores, traçando as estratégias para garantir a qualidade do ensino misto e o  acolhimento dos alunos. Realizaremos atividades diagnósticas para avaliar cuidadosamente o status da aprendizagem, após esse longo período de ensino 100% remoto, atentando para os aspectos emocionais oriundos do isolamento social.

 

De acordo com, equipamos todas nossas salas para transmissão e gravação das aulas, com um menu bem variado de plataformas digitais educacionais  para ensino, avaliação, compartilhamento, comunicação e produção  de conteúdos. Reforçamos  os departamentos de T.I. e Tecnologia Educacional para garantir o devido suporte e gerenciamento.

 

O Liceu Jardim é referência no ABC e no Brasil pelos altos índices de aprovações nas melhores universidades do país. Esses excelentes resultados foram mantidos nos vestibulares no ano passado?

 

Além disso, os alunos mais prejudicados pela longa quarentena escolar são os das classes mais carentes. Alunos da escola particular, que conseguiram se organizar com maior agilidade e disponibilidade de recursos, sofreram perdas em nível menor do que seus colegas do ensino público.

 

Ainda mais, em nosso caso, os índices de aprovação dos anos anteriores, cerca de 80% em universidades públicas, deverão se mantidos. Nossos alunos, em virtude do processo vivenciado desde os anos iniciais, já adquiriram ritmo de estudo e rotina quando chegam aos anos finais do Ensino Médio.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo