Quando achamos que, o que fazemos, nunca está como queremos , nunca nos satisfazemos com nada que realizamos ou nunca damos valor àquilo que criamos, é sinal que somos perfeccionistas e sofremos desilusão a todo instante.Consequentemente, nunca nos realizamos.Pior é quando acreditamos no julgamento das pessoas para conosco..Acreditar na “verdade”do outro com relação à nossa pessoa é perigoso.Isso poderia nos paralisar, se for uma crítica destrutiva ou nos enganar se for um falso elogio.
Quando a pessoa é perfeccionista, muitas vezes não chega no final de uma tarefa; fica perdendo tanto tempo para melhorar algum detalhe que ,muitas vezes acaba desistindo daquilo , passando a focar outro objetivo.Nunca fica totalmente contente com o que executa.
Sempre enfatizo para os alunos de Hatha Yoga que, aquilo que fazem, dando seu melhor, com todo seu esforço e atenção, ali está sua perfeição do momento, sabendo que sempre podemos melhorar.
Na verdade, temos que lembrar que a perfeição, ao pé da letra, não é deste mundo! Estamos por aqui para nos aperfeiçoar e utilizarmos todas as oportunidades para melhorar nossa forma de pensar e agir, com sabedoria, cautela e atenção,nos corrigindo sempre que necessário.Somos criação Divina, e temos obrigação de apresentar o nosso melhor desempenho no que nos propusermos fazer.
É muito melhor realizar, errar e aprender, do que temer a imperfeição, paralisar e não viver!
Se estivermos a caminho da perfeição (SAMADHI), estaremos no caminho certo.
Perfeito só existe um: Deus!