Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano recebe selo de Hospital Amigo do Idoso
Certificado foi concedido pelo governo do Estado de São Paulo por conta das boas práticas adotadas no atendimento aos pacientes dessa faixa etária
O Programa São Paulo Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso foram criados como instrumento de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.
Etapa
Além disso, o final de janeiro, o Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano recebeu do governo o selo inicial de Hospital Amigo do Idoso.
Geriatria
Certamente, “Essa é a primeira fase para a conquista do selo pleno, que costuma levar em torno de três anos”, diz Mariana Bellaguarda Sepulvida, coordenadora do serviço de geriatria do hospital. “Estamos satisfeitos com o trabalho realizado e felizes com o reconhecimento. Criamos e aplicamos protocolos de cuidados em prol da assistência humanizada e especializada no idoso.”
Selo
Entretanto, a médica conta que foi preciso implementar sete ações obrigatórias para obter o selo inicial. Entre elas, a criação de um comitê do idoso, entrevistas para levantar as principais demandas dessa população e a elaboração de um projeto de melhorias voltadas a esse público.
Equipe
Portanto, para chegar ao selo pleno, outras medidas serão adotadas na rotina do hospital, como a criação de uma equipe assistencial multidisciplinar, condições para a presença de acompanhante e a realização de projetos de comunicação para divulgação e conscientização dos cuidados com o paciente idoso.
Atendimento
No entanto, “Boa parte delas já está na nossa rotina”, afirma Mariana. “Vamos aprimorar cada vez mais o nosso serviço para atender o idoso da maneira mais adequada possível.”