O vice-presidente nacional do Solidariedade e presidente municipal do partido em São Caetano do Sul, Jefferson Coriteac, foi sondado para ser o candidato a vice-prefeito em uma eventual nova eleição encabeçada por Fábio Palacio (PSD) à Prefeitura de São Caetano. Dentro do partido, Coriteac tem os apoios da Direção Nacional e Estadual. Em reunião no dia 27 de janeiro de 2021, Coriteac foi referendado pela Executiva Municipal de São Caetano, e seu nome será apresentado a Fabio Palacio. O candidato do PSD foi o segundo mais votado no pleito municipal do ano passado.
A eleição para prefeito de São Caetano continua sub judice. Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não decide se mantém ou não o indeferimento do registro de José Auricchio Junior (PSDB), as articulações seguem firmes diante da iminência de novas eleições na cidade.
Apoio
“Nosso partido apoiou à candidatura de Fabio Palacio nas eleições para prefeito no ano passado. Infelizmente a irresponsabilidade de alguns fará com que a cidade tenha novas eleições. Agora por uma opção do partido, resolvi colocar meu nome à disposição para uma possível candidatura a vice-prefeito na chapa de Palacio.
Histórico
Auricchio Júnior foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter duas condenações na Justiça, ao receber doações irregulares na campanha de 2016. Ele recorreu e aguarda decisão. A candidatura à reeleição de Auricchio foi negada pela juíza Ana Lucia Fusaro, da 166ª Zona Eleitoral de São Caetano do Sul e a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
Trajetória
Jefferson Coriteac tem 46 anos de idade, é formado em Administração de Empresas e é pós-graduado pela Escola de Governo da USP. Tem longa trajetória no sindicalismo nacional e internacional. Foi diretor e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e presidente do Comitê Mundial de Jovens da CSI (Confederação Internacional de Sindicatos), com sede em Bruxelas, na Bélgica.
Experiência
Sua experiência o levou a ser Ministro de Desenvolvimento Agrário no processo de transição quando o órgão federal passou a ser Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Foi ainda durante 18 meses chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, em São Paulo.
Sindicato
No sindicalismo internacional, representou a defesa dos direitos dos trabalhadores em visitas a diversos países, entre 2001 e 2010, entre eles Japão, China, Ucrânia, Alemanha, Bélgica, EUA, além de todos os países da América do Sul.
Assessor
Atualmente, integra a executiva nacional do Solidariedade e é assessor técnico na liderança do partido na Câmara dos Deputados. É casado há 23 anos com Katia Capetto e pai do Gustavo, de 21 anos, e Murilo, de 14 anos. Morador da cidade de São Caetano há 11 anos.