Muito oportuno o tema da redação do ENEM ao propor o debate sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Ainda que o foco tenha sido explorar a visão segregária da sociedade a respeito dessas pessoas, é certo que a questão,
- extremamente complexa,
- comporta uma discussão ampla e profunda.
O termo saúde mental anda muito em voga porém, as políticas públicas e as ações efetivas aptas a solucionar a questão não andam lá muito alinhadas.
Pode-se perguntar com que propriedade uma delegada de polícia vem abordar esse tema e a resposta e simples: nunca do ponto de vista técnico, mas, sob vários outros aspectos, com bastante assertividade.
- Afinal, em tempos de isolamento social,
- necessário em virtude da pandemia causada pelo Covid 19, fenômenos psicológicos já existentes,
- muitas vezes, aliados aos causados pela intensa convivência entre as pessoas, vieram à tona, ainda mais, provocando episódios dos mais variados:
- depressão, suicídio e transtornos mentais que, muitas vezes, resvalam em violência.
Atuando, desde o início da pandemia, na recentemente criada Delegacia da Mulher Online, vi saltar aos olhos o crescimento dos índices de violência doméstica
- – uma prática,
- infelizmente, tão antiga quanto atual e que vem sendo fortemente impulsionada pela quarentena.
- É, o mundo já andava doente, ainda mais, a pandemia só escancarou a complexidade da mente humana e a necessidade de se falar e tratar da saúde mental.