AnimaisHomePolíticaSão Bernardo do Campo

Zoológico Municipal de São Bernardo resgata 577 animais vítimas de maus-tratos e traficantes em 2020

Cerca de 45% dos animais foram tratados e reinseridos à Mata Atlântica, após trabalho de reabilitação desenvolvido no espaço localizado dentro do Parque Estoril

De acordo com, referência na recuperação de animais silvestres, o Zoológico Municipal de São Bernardo resgatou, em 2020, total de 577 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos. Além disso, deste total, cerca de 45% já foram tratados e reinseridos à Mata Atlântica, por meio de trabalho de reabilitação desenvolvido no ambulatório e centro de recuperação, localizado dentro do Parque Natural Municipal do Estoril, no bairro Riacho Grande.

Única instituição voltada ao cuidado animal silvestre do Grande ABC, o Zoo é um dos principais instrumentos da Prefeitura de São Bernardo para a preservação e cuidado a fauna e flora do município. O equipamento, que é certificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes, todos abrigados em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.

ave silvestre
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC ave silvestre

O Zoológico de São Bernardo tem um papel fundamental na preservação da nossa natureza. Além de acolher animais que não podem voltar ao seu habitat natural, devido aos maus-tratos sofridos por ações de humanos, nossos profissionais conseguem, diariamente, conscientizar os visitantes, principalmente nossas crianças, sobre a importância de cuidar da nossa fauna e flora”, destacou o prefeito Orlando Morando.

 

Marcelo da Silva Gomes

Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico de São Bernardo conta com equipe de profissionais que atuam em sintonia pelo bem-estar das espécies. “Grande parte dos bichos que recebemos no Zoo, atropelados ou apareceram em residências em busca de alimentos. Por isso, contamos com profissionais de diversas áreas para atender à necessidade de cada animal”, explicou o veterinário do espaço, Marcelo da Silva Gomes.

O profissional explicou, por exemplo,
  • que grande parte das aves que chegaram ao Zoo estava com ferimentos causados por cerol – pasta de vidro aplicada nas linhas de pipas.
  • Há também casos de animais que enviados para o Zoológico com ferimentos causados por tiros de chumbinho
  • e decorrentes de atropelamentos nas estradas que cortam a região.

Nesses casos, dependendo da gravidade, mantemos esses animais aqui para que se recuperem e, após a reabilitação, sao devolvidos ao exato local da captura”.

DESTAQUES –

 

Reaberto na última quarta-feira (06/01),

  • após as festas de fim de ano e seguindo todos os protocolos sanitários,
  • o Zoo Municipal voltou a receber visita de moradores da cidade que, de modo geral,
  • destacaram a importância do trabalho desenvolvido no local.

Enfim, foi o caso da Aline Gasparotto, 39 anos, que acompanhada dos seus filhos Enzo e Nicole, aproveitou o início do ano para visitar o espaço. “Gosto bastante da estrutura do Zoo. Além disso, da segurança e da diversidade de bichos, os profissionais daqui realizam um trabalho importantíssimo na preservação dessas espécies de animais”, ponderou.

SERVIÇO –

 

O Zoológico fica no Parque Natural Municipal Estoril – Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande – e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo