Mensalidades escolares serão majoradas em 11%
O advogado Eliseu Silveira, especialista em direito do consumidor, afirma que a transparência é obrigação das escolas. Os pais precisam saber o que está sendo aumentado, as multas e o porquê desses gastos.
De acordo com, a mensalidade das escolas particulares devem ter um aumento de 3% a 11% este ano.
O cálculo é da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino Particulares do Distrito Federal (Aspa-DF) e baseia-se em informações de diversos pais de estudantes de instituições privadas da capital.
O aumento não sera muito diferente nas demais capitais do país.
Presidente da Aspa, Alexandre Veloso ressalta que a entidade luta por transparência.
“A associação entende que as escolas têm custos e, também, impactadas por causa da pandemia. No entanto, estamos defendendo a transparência para justificar esses gastos”, explica.
Veloso afirma que a Aspa está incentivando os pais a cobrarem das instituições escolares mais informações.
“Estamos orientando a criarem grupos, junto às escolas, para avaliar se esse percentual de aumento e justo e se está devidamente registrado na planilha de custos”, detalha.
Enfim, o advogado Eliseu Silveira, especialista em direito do consumidor, afirma que a transparência é obrigação das escolas.
Esse reajuste deve se calculado, obrigatoriamente, sob o valor de custos da instituição e com base na lei das mensalidades.
- Deve se apresentada uma planilha com os gastos,
- onde e demonstrada a comparação com um ano anterior e porque a mensalidade deve sofrer um reajuste, detalha.