Autos

“Fusca caracterizado guarda civil”

  A Guarda Civil de São Paulo foi criada como corporação auxiliar da Força Pública, mas sem caráter militar. A Superintendência da Guarda Civil foi exercida sucessivamente por Delegados de Polícia, Oficiais da Força Pública (atual Polícia Militar) e Oficiais do Exército. A partir de 1931, com a criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, a Guarda Civil tornou-se a segunda Corporação fardada na estrutura da nova Pasta, juntamente com a Força Pública, esta criada em 1831.
Concebida como as corporações policiais de estatuto civil da Europa, principalmente da Inglaterra, exercia todas as modalidades de policiamento, como o pedestre, o motorizado, a cavalo, de motocicleta etc. Atuava no trânsito, contava com uma força de controle de distúrbios (ou “Choque”) e a partir da década de 1940 passou a operar o serviço de rádio-patrulha.
Os seus efetivos tiveram participação na Segunda Guerra Mundial, recebendo, dentre as várias missões, a incumbência de formar a primeira unidade de Polícia Militar do Exército Brasileiro, a atual Polícia do Exército.
Em 1970 acontece a fusão entre a Guarda Civil e Força Pública e com isso nasce a Polícia Militar do Estado de São.
Em função de toda essa bonita e curiosa história e mais a paixão por carros antigos é que o nosso amigo Estevão resolveu comprar um Fusquinha e caracterizá-lo como viatura da Guarda Civil de São Paulo. Segundo Estevão, foi mais difícil achar uma carro dessa época em bom estado do que a restauração em si. Comprou seu Fusquinha ano 1963 de segundo dono e fez toda a restauração seguindo rigorosamente os modelos de época, nenhum detalhe foi esquecido, dando um resultado final fantástico!

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo