Portaria do Ministério da Saúde capacita profissionais e os indica aos Conselhos
Não basta usar os equipamentos de proteção, é preciso saber como fazê-lo.
CELSO M. RODRIGUES
Com o objetivo de cadastrar profissionais da saúde, capacitá-los, certificá-los e comunicar aos respectivos Conselhos sobre quem são os trabalhadores que passaram pela qualificação no combate ao Covid-19 (Coronavírus), o Ministério da Saúde publicou a portaria 639/31 de março de 2020.
Segundo Dr. Celso Marzano, o Dr. do Sexo, urologista e terapeuta sexual, a ação é mais do que necessária, pois não basta usar os equipamentos de proteção, tem que saber como fazê-lo. “Não adianta por máscara, luvas, é preciso saber manusear esses itens, precisa estar bastante familiarizado com os equipamentos. Mas, dentro das áreas é preciso a atualização dos equipamentos modernos e quem usa, porque são bem específicos, se faz uso errado pode até complicar a vida do paciente. Vejo a medida com bons olhos”.
O Dr. Do Sexo disse que não que leve ao óbito, mas podem existir cargas virais maiores, mais intensas que contaminam e levam a casos mais graves. “No mundo dos médicos, enfermeiros, auxiliares pegam doenças e têm casos complicados por terem carga virais mais intensas. O uso de tudo, de como dar banho no paciente, trocar uma sonda, se auto proteger é importante”.