Dr. Júlio Abdala Calil aprova uso da telemedicina no Brasil para conter Covid-19
APM aprova decisão para médicos usarem tecnologia disponível para atender pacientes
Dr. Júlio Abdala Calil aprova uso da telemedicina no Brasil para conter Covid-19
CELSO M. RODRIGUES
Dr. Júlio Abdala Calil, cardiologista e presidente da APM (Associação Paulista de Medicina) de São Caetano, falou ao REPÓRTER com exclusividade, sobre a decisão do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que assinou, e a Pasta publicou no Diário Oficial, de ontem, de maneira excepcional, as normas para uso da telemedicina no Brasil. Por isso está em vigor e a disposição dos médicos.
Paciente
“Acho que é positivo sim, porque você pode dar o atendimento ao paciente sem ter contato, evitando contágio. Existem situações em particular, dentro de uma pandemia, sabe-se os sintomas e dá para ligar à uma hipótese, é dispensável a primeira consulta”, explanou o especialista, e concluiu, “relacionamento médico paciente direto”.
Emergência
Porém, ação tem o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente da epidemia de Covid-19 (Coronavírus).
Tecnologia
Entretanto, o atendimento deverá ser efetuado entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e sigilo das informações, entre outras nomas.