Na Sessão do Dia do Advogado jurista Ives Gandra diz se sentir acolhido por discurso do vereador César Oliva
A Câmara Municipal realizou a Sessão Solene do Dia do Advogado – comemorado no dia 11 de agosto – na noite da quinta-feira (8/8).
Com o plenário lotado e com renomados profissionais da área da cidade e da região todos foram presenteados com a presença do internacionalmente reconhecido, o jurista Ives Gandra Martins.
A advogada Rosi Molitor, Conselheira Regional da OAB/SP representou o presidente Estadual da entidade Caio Augusto S. Santos. O presidente da Caasp, Luis Ricardo Davanzo também esteve presente.
Para o advogado e vereador César Oliva, a solenidade é um reconhecimento à função desempenhada pelos operadores do direito que erguem a bandeira da justiça, armados sempre com a Constituição e prerrogativas.
“É uma honra ser o único advogado vereador desta legislatura, sendo assim existe um enorme esforço da minha parte que eu possa representar bem a todos vocês também no contexto político,
assim hoje eu faço uso desta tribuna para homenagear os advogados e advogadas, profissão que também desempenho pelo único ideal de promover a justiça e a paz social”, pontuou Oliva.
Oliva também fez alusão à importância da Ordem dos Advogados do Brasil, que desde a era Vargas contribui para a construção da democracia.
“E friso, sem a necessidade de politizar as lutas, como por exemplo:
os direitos do consumidor e do meio ambiente, a atuação da entidade para a aprovação da Lei da Ficha Limpa e na decisão do STF que proibiu o financiamento empresarial em campanhas eleitorais”, relembrou.
IMPEACHMENT
Em considerações finais, o vereador citou o exemplo do irretocável parecer do doutor Ives Gandra, que não refutou ao elaborar parecer jurídico com vistas a analisar o instituto do Impeachment com relação a hipótese de cometimento do ato ensejador do processo ser praticado de forma culposa, devido aos atos praticados em desacordo com a probidade administrativa, considerados crimes de responsabilidade justificando assim, a abertura de um processo de “impeachment”, com a consequente perda do cargo em caso de condenação da então presidente da república.
“Que sua contribuição se estenda aos Estados e Municípios, infelizmente processo este que deveria ter sido coroado com a perda de direitos políticos, mas não foi”, lembrou.
Atos de corrupção como estes temos o dever de combater, por uma administração pública que respeite a Constituição, a Lei de Responsabilidade Fiscal e da Probidade Administrativa, doutor Ives Gandra, obrigado, obrigado e obrigado por sua contribuição”, reconheceu.
O vereador agradeceu ao Poder Legislativo que atendeu seu requerimento para a realização da solenidade, também “in memoriam” ao autor da lei que criou a Lei em homenagem,
o saudoso advogado e ex-vereador Amaury Laselva, representado na ocasião por seus filhos Régis Laselva, Ricardo Laselva e pela esposa Djanira Laselva.
“Parabéns a todos os colegas, não só pelo dia de hoje, mas pela luta diária em se promover a Justiça.
E, hoje fiquemos com a aula, pois não será um discurso e sim uma aluna do mestre-doutor, Ives Gandra Martins”.
HOMENAGEADOS
Advogados Andréa Giugliani Negrisolo, Carla Cristina Vecchi, Cristiane Vieira de Melo e Silva, Hênio Josué Mattos, Mauro Wilson Alves da Cunha, Mara Cristina de Siena, Rosana Marçon da Costa Andrade, Sônia Aparecida Delfino Alves, Ulysses Monteiro Molitor, Wilton Roveri e In Memorian, Francisco de Amaury Laselva.