Editorial

Cidade Limpa e Cidade Linda

Comentamos, anos atrás, algumas experiências observadas em várias cidades em alguns países europeus no que diz respeito a urbanismo, publicidade comercial e institucional e a relação direta entre cidade bem cuidada e desenvolvimento econômico. Aliás, as cidades melhor ranqueadas na primeira condição naturalmente são bem sucedidas na segunda.

Vimos também um vídeo brasileiro no qual uma cidadã paulistana criticava a utilização de bancas de jornais para fins publicitários, alegando que desvirtuavam o cenário urbano. Ocorre que deu a entrevista diante de um muro empastelado de pichações pretensamente artísticas; horrorosas, além do lixo esparramado pelo local…

Afinal, a conclusão é que onde a cidadania falta, o descaso com logradouros públicos como praças, ruas, avenidas e outros sobra. Além da sujeira produzida por nós, seres humanos, temos podas desproporcionais e inadmissíveis de árvores; destruição das áreas verdes, uso indiscriminado das redes aéreas de eletricidade e comunicação; desleixo nos cuidados com jardins, perdas e mau uso de água potável, crescimento habitacional desordenado; projetos arquitetônicos inadequados, desprezo pelo patrimônio histórico, numa lista interminável.

Bolsonaro diz que apoia suspensão da tabela do frete. Enfim, quem pretender prosperar em seus empreendimentos tem, obrigatoriamente, de cuidar e fazer com que cuidem da cidade. Senão por amor a ela, ao menos por inteligência. É nossa opinião!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo