O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia nesta sexta-feira discussões com representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre a transição dos serviços. A reunião estava agendada para o dia 10, mas foi antecipada a pedido da superintendência da autarquia municipal.
“Vamos tratar questões relativas ao uso dos prédios públicos. Além disso, é preciso avançar conversas sobre a estrutura do Semasa que vai ficar a cargo da Sabesp. A eliminação gradativa dos precatórios e a cobrança de tarifa também serão pautadas neste encontro”, disse ao REPÓRTER o superintendente do Semasa Almir Cicote, que afirmou após o encontro trazer um “cronograma das ações para a transição”.
Ao comentar sobre o plano de transferência dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto para a Sabesp, Cicote fez questão de frisar: “o Semasa é muito mais do que água e esgoto, cuidamos e vamos continuar a cuidar da gestão ambiental e dos resíduos sólidos com comprometimento”.
Investimentos
A Sabesp prevê investir em Santo André, a partir deste ano, o montante de R$ 916,7 milhões em 40 anos; deste total, a Companhia estima aplicar na cidade no prazo de sete anos o valor de R$ 452,9 milhões; ou seja, 49,4% do aporte.