Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
Política

Tannuri orienta sobre tempo para colocar fim na “papelada”

  De tempos em tempos, geralmente no começo do ano ou do semestre, somos impelidos a fazer uma faxina nas gavetas, para se livrar daquela papelada acumulada ao longo dos meses. Isso é normal e muito bom para manter a organização pessoal.
A tentação de mandar para o triturador de papéis aquela montanha de documentos é grande. Porém, é necessário seguir um critério ao descartar certos comprovantes para não ter problemas no futuro. Pior do que guardar papelada inútil é ser vítima de cobrança indevida e ter que pagar novamente algo que você já pagou, mas não pode provar. 
Primeiramente, é preciso deixar claro que existe uma lei federal, a Lei nº 12.007/2009, que obriga as empresas prestadoras de serviços a emitir aos seus clientes uma declaração de quitação anual de débitos, referente ao ano anterior. Ou seja, empresas – públicas ou privadas – que prestam serviços de forma contínua, como fornecimento de água, luz, telefone, TV por assinatura, escolas, cartão de crédito, entre outras, são obrigadas a enviar a declaração de quitação anual até o mês de maio de cada ano, referente aos débitos feitos no ano anterior. A declaração de quitação compreenderá os meses de janeiro a dezembro de cada ano.   
Os prazos para guarda e conservação de documentos e comprovantes variam conforme a situação. Seguro (um ano, aluguel (três anos), água, luz, energia, telefone, gás, tributos, mensalidades de cursos e de escola, cartão de crédito, planos de saúde (cinco anos). Codomínio (dez anos). Notas fiscais e certificados de garantia prazo indeterminado.
O advogado Sérgio Tannuri ressalta “que o Código de Defesa do Consumidor diz, em seu Art. 27., que prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço”.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo