“Contra fatos não há argumentos, e como já se temia desde que o Presidente Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República a economia só andou para trás. Dados divulgados em 30/05 mostram que a renda total do Brasil – que vem da produção da indústria, dos serviços e da agropecuária – encolheu 0,2% de janeiro a março, na comparação com o período outubro dezembro 2018, e vem se mantendo agora no segundo trimestre na mesma batida sem perspectivas de quando isso vai mudar.
Numa situação normal esse resultado não seria dos mais preocupantes se não fosse os mais de 13 milhões de desempregados. Como também os 28,4 milhões de subutilizados, os que não trabalham ou trabalham menos do que gostariam. Enfim, o que equivale a 24,9% dos brasileiros em idade para trabalhar, um recorde histórico. Aliás, o fato é que não é só as doenças como dengue, chicungunha, febre amarela, zika e febre do mayaro, maculosa e outras tantas que vem preocupando brasileiros.
Recessão
O país passou por uma recessão profunda em 2014 – 16 e, em vez de se recuperar, está marcando passo. Para se ter uma ideia, a renda nacional (ou produto interno bruto) PIB, ainda é 5,3% menor que a de cinco anos atrás. E olha que a população cresceu consideravelmente nesse período. Enfim, existem algumas explicações para o mau desempenho do início deste ano, como a crise na Argentina, e a catástrofe do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).
Mas o que está afundando mesmo a economia, desde o início da crise e a queda dos investimentos, ou seja, dos gastos do governo e do setor privado em obras e compra de máquinas e equipamentos para aumentar a produção, até aqui estagnada. No caso do governo, acontece por falta de grana mesmo. Já as empresas, porém, estão há anos jogando na retranca por falta de confiança no futuro. O problema começou com as lambanças da ex-Presidente Dilma Rousseff (PT) e até hoje não foi equacionado.
Afinal, a esperança é a de que o mais rápido possível seja aprovada a reforma da previdência. Daqui para frente o governo precisa se organizar, deixar as picuinhas de lado e mostrar serviço. Senão, vai ter de responder para a sociedade pelo nefasto empobrecimento do país e do povo num futuro próximo!!!”