O Instituto Acqua, por meio da iniciativa ABC das Artes, promove, amanhã, a partir das 15h; evento que reúne shows de Arrigo Barnabé, Edvaldo Santana, Patrícia Nabeiro, Monica, Duda e Beto Marsola. As atrações se apresentam no espaço cultural do Instituto, na avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André, com entrada gratuita. O evento é homenagem aos 40 anos da Camerati Casa de Cultura, uma das referências artísticas do ABC.
Dirigida por Cláudio Lucci e Mônica Marsola, a Camerati surgiu como escola de violão em Santo André no ano de 1979. Curiosamente foi adquirida a partir dos direitos autorais pagos a Lucci pela gravação de duas de suas composições por Elis Regina: “Colagem” e “Vecchio Novo”.
Em 1985 a escola se transformou em espaço cultural. “Escolhemos chamá-la de “Casa” pois a ideia era que as pessoas envolvidas se sentissem em família; acolhidas com seus talentos e dificuldades”, conta Mônica.
Atrações
Afinal, além da escola musical, o espaço abrigava um auditório e um estúdio de gravação. Lá foram realizados diversos shows de Ná Ozetti, Suzana Salles, Guilherme Arantes, Arrigo Barnabé, Bocato e outros. Aliás, a partir do selo Camerati, artistas como Arrigo, Edvaldo Santana, Tetê Espíndola, José Miguel Wisnick, Grupo Rumo, Duofel e Paula Morelenbaun gravaram discos na antiga sede.
Enfim, em 1991 a Camerati se transferiu para São Paulo, onde atua até hoje com as atividades da escola de música e dança, além do estúdio de gravação. Mônica lembra que a trajetória do espaço no ABC consolidou a cena independente.
Serviço
Especial 40 anos da Camerati Casa de Cultura será amanhã, a partir das 15h, no Instituto Acqua; que está localizado na avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André. A entrada é gratuita.
Mais informações pelo telefone: (11) 4823-1800.