Paulo Dud expõe arte geométrica com ilusão de ótica na Pinacoteca de São Bernardo
Paulo Dud produz arte geométrica brasileira com influências da Op- Art, como é mais conhecida, explora as ilusões ópticas, criando efeitos visuais que dão ao quadro a impressão de movimento. É um movimento artístico surgido no final dos anos 30 com o artista húngaro Victor Vasarely (1908-1997). “Comecei a pintar na adolescência. Era uma pintura meio primitiva, mas depois de conhecer Luiz Sacilotto, me entusiasmei e comecei a estudar”, revela o artista.
Com quase 40 anos de carreira, Paulo Dud já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, nas quais foi premiado em salões de arte, e tem quadros em coleções no exterior Seu trabalho é classificado como abstrato-geométrico e tem raízes no construtivismo alemão da escola Bauhaus, que modificou os conceitos da arte moderna e da arquitetura, produzindo obras que tinham como fundamento a geometria e a matemática. “Procuro somar os conceitos da Bauhaus à Optical Art e através desta reconstrução expressar um universo simbólico próprio de formas e cores que produzem belos efeitos de ilusão ótica”, diz Dud.
O artista vive há 28 anos em Embu das Artes e participou de todos os movimentos artísticos da cidade nas últimas décadas. Tem feito curadoria de exposições realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Exposição Paulo Dud
Datas: de 24 de outubro a 19 de novembro de 2015
Vernissage: 24/10, das 17h às 19h
Local: Pinacoteca de São Bernardo
Endereço: -SP Rua Kara, 105, Jardim do Mar. São Bernardo do Campo. SP
Tel: 41254056
Site: www.saobernardo.sp.gov.br