Metade dos postos fiscalizados pelo Ipem-SP são autuados na Região
Dos dez estabelecimentos fiscalizados, cinco deles foram autuados em blitz da operação Olhos de Lince. A operação aconteceu nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá. Ao todo foram analisadas 145 bombas, sendo reprovadas 42 (29%). Foram apreendidas 27 placas e 12 pulsers para análise em laboratório com indícios de fraude.
Os principais erros foram o plano de selagem (lacres) violados e 2000 ml a menos na medição de 20 litros abastecidos. Os postos têm dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
O Auto Posto Primeiro Diamante, que usa o nome fantasia Bremen (avenida Goiás, 218, São Caetano), alvo de fiscalização e de lacração de bombas em março e junho de 2016 e que operava normalmente, teve suas 18 bombas analisadas e todas reprovadas, em uma delas, a cada 20 litros o consumidor levava apenas 18. No local, nove placas eletrônicas foram apreendidas.
Outro estabelecimento flagrado com irregularidades foi o Lions Posto de Serviços (rua 25 de Março, 13, São Bernardo). O varejista fica na confluência da avenida Lions com a Senador Vergueiro. O local foi alvo de quebra-quebra em março, quando durante greve dos caminhoneiros vendia combustível adulterado. Na atual fiscalização, de 24 bombas aferidas, dez foram reprovadas, duas placas e seis pulsers foram apreendidos. O local também foi autuado.