Pio cria PL que prevê botão do pânico para vítimas de violência

 Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar poderão contar em breve com um novo mecanismo de proteção: elas receberão um dispositivo móvel de segurança que envia alerta imediato à Polícia em caso de ameaça ou agressão. A proposta está prevista no Projeto de Lei do vereador e presidente da Câmara de São Caetano, Professor Pio Mielo (MDB) apresentado na úlitma semana.
Segundo Pio, essa espécie de “botão do pânico” é uma prática já adotada com sucesso por vários municípios brasileiros. Assim, sua propagação para o restante do País seria uma medida adequada e necessária. Além de permitir o acionamento rápido da polícia, o equipamento de segurança também grava áudios, que podem ser utilizados como provas contra o agressor. O simples acionamento do botão pela vítima, ao ser abordada ou ameaçada, permite que a polícia saiba de onde o chamado foi feito e envie proteção. Em algumas cidades, as ocorrências registradas são atendidas em sete minutos.
O uso desse dispositivo pelas mulheres vítimas de violência doméstica deve atuar como reforço em sua segurança. Tanto que sua oferta à ofendida tem o objetivo de garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência listadas na Lei Maria da Penha. “Quando uma mulher é agredida, todos nós somos”, destacou Pio Mielo.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo